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A edição 2022 do Itápolis Airshow, evento aeronáutico organizado pelo Aeroclube de Itápolis e pela EJ Escola de Aeronáutica Civil, ocorrido agora, 1º de outubro, foi um sucesso de aviação e de público. Estiveram presentes os melhores pilotos de acrobacia aérea do Brasil.
O evento, considerado já tradicional na agenda aeronáutica nacional, teve o maior encontro de esquadrilhas civis na história do Show Aéreo brasileiro. Cinco estiveram presentes e fizeram suas apresentações. O dia começou com a esquadrilha da casa, a Esquadrilha Canarinho, utilizando três aeronaves Paulistinha de uso no dia-a-dia nos voos de instrução do Aeroclube de Itápolis. "Apesar de não ser uma esquadrilha acrobática, porque os Paulistinhas não são para este fim, é uma esquadrilha muito charmosa e chama muito atenção dos apaixonados pela aviação. Bom para iniciar o dia no clima", afirmou Josué Andrade, um dos pilotos da Canarinho.
As outras esquadrilhas que se apresentaram foram a FOX, formada por três aeronaves RV pilotadas por ex-militares da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha "Turma da Mônica", liderada pela Mônica Edo, voando T-6, incluindo aeronaves Extra-300 e RV, a Esquadrilha EJ, com dois Cessnas 152 e um Beagle, todos pertencentes à escola EJ, que além dos voos em formação, fazem acrobacias isoladas, além da estreante: a Esquadrilha Pitts, formada por três clássicos aviões biplanos acrobáticos. "A gente tinha pouco treino, então o objetivo era fazer um show que remetesse aos show de Pitts da década de 70, que ficasse bacana. Acho que conseguimos", afirmou Balila Anunciação, líder dos biplanos.
"O público gostou, os amigos gostaram. Lá de dentro estava muito divertido. Ou seja, a gente curtiu e foi dentro do esperado. A ideia agora é continuar", complementou.
Entre as acrobacias solo, o evento contou com características acrobáticas para todos os gostos, desde as acrobacias clássicas com os lendários T-6, aeronaves da Segunda Guerra Mundial, com duas apresentações isoladas, de Hernani Dippolito e Beto Bazaia, até aeronaves de alta performance de acrobacias avançadas, como o modelo One Design, pilotado por Gunar Armin, e modelos Extra-300, como os pilotados por Denis Schwarzenbeck e Lucas Yancovitz. Lucas é outra novidade na agenda acrobática nacional. Com apenas 19 anos, formado recentemente piloto na própria EJ, é proveniente de uma família de aviadores entusiastas pelas acrobacias e fez sua segunda apresentação de show aéreo.
Pilotos presentes:
Esquadrilha Canarinho - P56C
Filipe Rafaeli - Decatlhon
Denis - Extra 300
Mônica Edo - NA-T6
Bola Fly - Planador Grob
Beto Bazaia – T-6
Lucas Yancovitz - Extra 300
Gardenal – RV7
Christiano Oliveira – Pitts S-2B
Douglas Lourenço – RV7
Gunar Armin – DR-107
Otávio Kovács – K51
Balila Anunciação – Pitts S2A
Pedro Anunciação – Pitts S1C
Hernani Dippolito – NA-T6
Felipe Mencacci – Pitts S1S
Lídio Bertolini – DR 109
Esquadrilha EJ
Esquadrilha FOX – RVs
Links para mídias:
227 fotos no site do Aeroclube de Itápolis
Live completa no Canal Golf Oscar Romeu (9 horas)
Vídeos curtos já editados:
Clipe da festa (Instagram Bolafly)
Esquadrilha Turma da Mônica (Canal EJ)
Esquadrilha Fox (Canal EJ)
Esquadrilha Fox clipe (Instagram Fox)
Demonstração de combate a Incêndio (Instagram EJ)
T-6 Hangar 33 (Instagram EJ)
T-6 Hangar 33 e Turma da Mônica (Instagram Hangar 33)
Planador ACI/EJ - Bolafly (Canal Golf Oscar Romeu)
Esquadrilha EJ (Canal Golf Oscar Romeu)
Super Decathlon (Canal Filipe Rafaeli)
Looping do Planador (Instagram Aeroclube de Itápolis)
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Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A Universidade Anhembi Morumbi é uma das instituições mais reconhecidas do país na formação de profissionais da aviação. Sua graduação em Ciências Aeronáuticas consolidou-se como referência, oferecendo uma base teórica robusta, visão contemporânea do setor e forte integração com o mercado. A Anhembi tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento acadêmico da aviação brasileira, formando pilotos, gestores e profissionais preparados para atuar em diferentes frentes da indústria aérea. A EJ Escola de Aviação Civil, fundada em 1999, é hoje a maior escola de aviação da América Latina, com mais de 10 mil pilotos formados, frota extensa, bases completas e um padrão de treinamento que se tornou referência nacional em segurança, disciplina e qualidade operacional. Nesse cenário, EJ e Anhembi Morumbi iniciam um novo capítulo. A EJ passa a ser oficialmente o Centro de Treinamento da Universidade Anhembi Morumbi para a realização das horas de voo, unindo a formação teórica universitária com a formação prática. Com a parceria, os alunos da Anhembi ganharão um centro de treinamento prático oficial na base Americana, além de projetos voltados ao incentivo dos alunos na áerea da aviação. A experiência prática passa a refletir o mesmo nível de excelência oferecido em sala de aula, criando uma trajetória formativa mais coesa, completa e alinhada às exigências das companhias aéreas. Para o setor, essa união representa um avanço significativo. Duas grandes forças da aviação agora caminham juntas, fortalecendo o mercado e abrindo novas oportunidades para a próxima geração de pilotos. A parceria marca um grande passo para o futuro da aviação: mais qualidade, mais estrutura e mais caminhos para quem deseja chegar ao comando.
O mercado da aviação brasileira vive um momento de forte expansão, com as principais companhias aéreas anunciando centenas de contratações e novos planos de crescimento. Para quem sonha em seguir carreira como piloto, instrutor ou profissional técnico, o cenário é de otimismo e confirma que a aviação continua sendo uma das profissões mais promissoras do país. Gol, LATAM e Azul anunciam grandes contratações As três maiores companhias aéreas do Brasil estão ampliando suas equipes e abrindo espaço para novos profissionais: -Gol Linhas Aéreas: pretende contratar um piloto por dia até o fim de 2025, impulsionada pela maior expansão de malha aérea de sua história. -LATAM Brasil: abriu quase 900 vagas no país, sendo 738 para comissários e 157 para copilotos, dentro de um plano de investimento e fortalecimento da operação. -Azul Linhas Aéreas: anunciou 186 novas vagas para pilotos e copilotos. 160 na Azul e 26 na Azul Conecta — em preparação para um novo ciclo de crescimento até 2026.Essas contratações em ritmo acelerado mostram um movimento de expansão real, e não apenas uma reposição de quadro. Um mercado em retomada e crescimento sustentável Após os anos de retração causados pela pandemia, a aviação brasileira entrou em um novo ciclo de prosperidade. O aumento do número de voos, a recuperação do turismo e a chegada de novas aeronaves às frotas corporativas estão gerando demanda constante por pilotos qualificados. As companhias reforçam que os planos de expansão estão ligados ao crescimento do transporte aéreo no país e à necessidade de profissionais bem formados para sustentar essa nova fase. Oportunidades para quem está se formando piloto O aumento da demanda significa mais oportunidades para novos pilotos ingressarem no mercado. Com a expansão das malhas e o crescimento das frotas, surge a necessidade de profissionais bem treinados, com formação completa, habilitação IFR, multimotor e proficiência em inglês. A EJ Escola, que há mais de 25 anos forma pilotos para o mercado nacional e internacional, reforça que esse é o momento ideal para investir na formação. Cursos teóricos e práticos, programas de estágio e a graduação em Pilotagem Profissional de Aeronaves oferecem uma base sólida para quem quer estar pronto quando as oportunidades aparecerem. O futuro de quem escolhe voar Mais do que uma retomada, o que se observa é uma tendência de crescimento contínuo. A aviação está em alta, e os números comprovam: o céu segue aberto para quem busca uma carreira com propósito, tecnologia e oportunidades reais de ascensão. Aviação em alta — e a EJ pronta para formar os profissionais que vão voar ainda mais alto.
O Colt 100, aeronave produzida no Brasil pela Inpaer, chega à base de Campo Verde (MT) para fazer parte das primeiras experiências de muitos futuros pilotos. Desenvolvido especialmente para o treinamento, o Colt oferece manuseio amigável e cabine totalmente digital, equipada com o Garmin G3X Touch, o que coloca o aluno em contato com tecnologias presentes nas aeronaves mais atuais da aviação geral. Uma aeronave feita para aprender voando O Colt 100 utiliza motor Rotax 912 ULS, de 100 hp, reconhecido mundialmente pela confiabilidade e eficiência. Isso permite ao aluno mais tempo de aeronave no ar e maior aproveitamento durante a prática. Sua estrutura combina aço cromo-molibdênio e alumínio aeronáutico, com projeto voltado à segurança, algo essencial quando se fala em introdução à pilotagem. A tecnologia que transforma a instrução O painel digital muda completamente a forma como o voo é compreendido. O G3X Touch apresenta, em telas interativas, todas as informações necessárias de navegação, performance e motor, facilitando o entendimento do aluno e enriquecendo o debriefing após cada saída. A familiaridade com avionicos modernos também aproxima o dia a dia do treinamento do que já é padrão em grande parte da frota executiva e comercial. Campo Verde de portas abertas para o futuro A chegada do Colt 100 consolida o crescimento de Campo Verde como uma base estratégica para a EJ. Com a expansão da infraestrutura do aeródromo e o investimento contínuo na modernização do treinamento, os alunos da região passam a ter acesso ao que há de mais atual na formação de pilotos no Brasil.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
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