Quem Somos
Antes de respondermos essa pergunta, precisamos fazer outra pergunta para você. Ser um piloto de avião sempre foi seu sonho?
Se a resposta para essa segunda pergunta é sim, podemos dizer que pilotar aviões é para você.
Existem dois perfils distintos para quem sonha em ser piloto:
Tanto quem deseja ser um profissional da aviação, como para quem deseja voar por hobby, o curso de Piloto Privado é o primeiro passo. Neste curso você aprende a pilotar aviões monomotores em condições visuais. E começa a voar solo, sem o auxílio de instrutores, ainda no decorrer do curso.
Fazer exame médico e comprar seus livros. Você pode fazer a prova da ANAC sem um curso teórico homologado e estudando por conta. Mas a EJ oferece um curso intensivo de 40 dias, para quem tem vontade de agilizar. O pré-requisito é ter 18 anos de idade e ensino médio completo. Existe também a opção por EAD - Ensino à Distância. Confira.
Com a aprovação na ANAC dos seus conhecimentos teóricos, você pode iniciar as aulas práticas. Recomendamos o Cessna 152, a aeronave mais popular do mundo para se ter aulas de voo. No início, logo no primeiro voo, você começa a aprender alguns procedimentos de segurança e a voar reto e nivelado!
As primeiras horas, você aprende a controlar o avião em voo: curvas, subidas, descidas e voos planados, além disso, todos os procedimentos de segurança de cada momento do voo. E na metade do curso, começa aproximar para pouso, pousar e decolar, junto com o instrutor.
É um voo curto próximo ao aeroporto de origem. Este momento é marcante e é o auge do curso, além disso, é o momento que fica marcado na memória de todos os aviadores pelo resto da vida e absolutamente importante para sua formação.
Você volta a voar com o instrutor para aprender mais e mais, repassa detalhes e deixa sempre fresco na memória todos os procedimentos. E começa a navegar, ir de um aeroporto para outro, usando desde mapa e bússola, até recursos mais avançados, como o GPS. Você pode voar o Cessna 172 se desejar.
Você, no fim do seu curso de PP, começa a fazer pequenas navegações sozinho. É importante para o piloto, criar e ter auto-confiança. É obrigatório na nossa escola o aluno voar pelo menos 10h solo no curso que tem no seu total, 46h de voo. Variando um pouco de aluno para aluno.
Agora é hora de se especializar. Seguir em frente para quem deseja ser um profissional. O primeiro passo é iniciar o Curso de Piloto Comercial e outras especializações, como o voo em aeronaves multimotoras e o IFR (Instrument Flight Rules), que é o voo de aeronaves por instrumento, essencial na aviação comercial. Conheça a página com todos os nossos cursos
Cursos
Você agora é um aviador. Seu sonho é mais fácil do que imaginava.Agora você está habilitado para voar aviões monomotores em condições visuais de meteorologia. A EJ aluga para você as aeronaves em que você fez o curso para que continue voando. As horas de voo que você fizer, além de tudo, serão válidas para o curso de piloto comercial, onde o piloto precisa de cerca de 100 horas após o curso de PP para se formar. Isso é bom para que se um dia lhe der vontade de mudar de profissão. Assim você tem, além de tudo, uma carta na manga. Claro, que para se formar PC, você precisará de outra prova teórica, outro exame médico, e outras especializações. Mas boa parte do próprio curso de PC são os voos visuais em comando. A mesma experiência que você adquire voando pelo prazer de voar.
Não. O curso é o mesmo, tanto para um, quanto para outro. Claro que por ser um curso personalizado, onde cada aluno faz seu voo com seu instrutor, existe um respeito ao tempo de aprendizado de cada um. Mas o rigor das exigências, tanto para quem deseja seguir na profissão como para quem deseja voar por hobby, é o mesmo.
Neste caso entra, sim, uma diferença, o respeito ao tempo que cada aluno pode se dedicar. Normalmente os que pretendem ser profissionais tem maior possibilidade de se dedicarem integralmente e os que aprendem a voar por hobby, voa mais aos fins de semana.
Exemplos: você pode fazer a parte prática de seu curso completo de PP em um mês, em casos de férias de trabalho, ou fazer o agendamento apenas para voos aos fins de semana.
Na EJ os alunos montam a sua escala de voos através de um sistema on-line. Onde eles tem a possibilidade de escolher qual o prefixo da aeronave que quer voar, o instrutor de voo, a data e hora de suas decolagens. Ou seja, você pode fazer seu curso em um mês ou em até 6 meses, dependendo de sua preferência. Não recomendamos que seja mais espaçado que isso. Claro que se você quiser fazer o curso compacto, em um mês, voando praticamente todos os dias, você terá mais dificuldade para escolher o mesmo instrutor de voo, por exemplo.
Você tem duas formas de fazer o exame médico de Segunda Classe, que é o exigido para o curso de PP, a primeira forma é fazê-lo nos hospitais da aeronáutica, como o HASP em São Paulo, no Campo de Marte, a outra é em médicos credenciados pela ANAC, que existem em diversas cidades.
Um pouco, mas nada extremamente exigente. Não precisa ser um maratonista para ser aprovado. Basicamente só são reprovados pessoas com doenças graves e crônicas. Você quer ser piloto privado de avião, não astronauta da NASA.
Recomendamos o Cessna 152. É uma aeronave mais barata para o aprendizado inicial. Mas também recomendamos voar outros aviões de nossa frota, como o Cessna 172. Este é muito bacana quando estiver próximo de completar o curso e estiver em suas navegações, porque além de tudo você já aprende a navegar com os recursos do Glass Cockpit, onde todas as informações de voo ficam dispostas em telas de LCD no painel do avião, como nos grandes aviões comerciais.
Você pode pagar em até 10 vezes cada um de nossos cursos, no cartão de crédito.
Mande uma mensagem para nós através da aba contato ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades, conheça a nossa estrutura, os aviões, converse com nossos instrutores e outros alunos.
Lembre-se, voar não é difícil nem muito distante.
Faculdade EJ: entenda como é nosso curso superior
Vídeo
Mural Informativo
Desde pequeno, Miguel Lima tinha um objetivo muito claro: ser piloto. Natural de São Paulo capital, ele cresceu visitando o Aeroporto de Congonhas, onde passava horas observando as operações aéreas e acompanhando de perto o movimento das aeronaves. Em casa, se dedicava aos simuladores de voo, alimentando o interesse que, mais tarde, se transformaria em carreira. Hoje com apenas 19 anos, Miguel comemora a conquista de ser contratado por uma das maiores companhias aéreas do Brasil, dando início à sua trajetória como piloto comercial. Sua história é uma prova concreta de que, com dedicação, foco e a formação adequada, sonhos podem se tornar realidade. O início da jornada na EJ Miguel iniciou sua preparação teórica através do curso EAD da EJ, modalidade que lhe permitiu começar a estudar ainda antes de completar a maioridade. Assim que fez 18 anos, deu início à formação prática na base da EJ em Jundiaí. Em apenas um ano, concluiu toda a sua formação, incluindo o curso de Instrutor de Voo. Logo foi contratado pela própria EJ como instrutor, e após cinco meses, recebeu a oportunidade de ingressar na linha aérea. No total, foram 1 ano e 5 meses desde o início da formação até a contratação por uma grande companhia — uma trajetória admirável, marcada pela disciplina e pela eficiência. Inspiração para quem sonha com a aviação A trajetória de Miguel reforça um dos principais valores da EJ: nada é impossível quando se alia paixão, foco e a formação certa. Ele é hoje um dos mais jovens pilotos formados pela escola a ingressar na linha aérea e um dos que concluíram a formação em menor tempo, demonstrando que é possível alcançar sonhos com planejamento e comprometimento. A EJ se orgulha de ter participado dessa história, oferecendo a estrutura, o suporte e o ambiente necessários para transformar o sonho de Miguel em realidade.
Jorge Redhead é um dos muitos exemplos que mostram como a aviação conecta destinos e transforma vidas. Natural do Peru, Jorge escolheu a EJ para realizar sua formação completa como piloto no Brasil. Durante anos, dedicou-se intensamente aos estudos e à prática em nossas bases, concluindo sua formação em 2022. Após esse importante ciclo, Jorge retornou ao seu país de origem e, hoje, com muito orgulho, voa como Primeiro Oficial na LATAM Peru, uma das maiores companhias aéreas da América do Sul. A trajetória de Jorge simboliza perfeitamente o compromisso da EJ em formar pilotos preparados para atuar em qualquer lugar do mundo. Desde sua fundação, a EJ tem ultrapassado fronteiras, consolidando-se como referência internacional na formação de profissionais da aviação. Prova disso é o nosso programa de incentivo a alunos estrangeiros, que já acolheu mais de 200 estudantes internacionais ao longo dos anos. A EJ agradece profundamente ao Jorge pela confiança em nossa escola e deseja uma trajetória de muito sucesso, segurança e realizações nos céus. Seguimos com o compromisso de formar pilotos para o Brasil e para o mundo, com excelência, responsabilidade e paixão pela aviação, visando cada vez mais visibilidade para a aviação brasileira.
O mercado da aviação vive um momento de retomada e crescimento no Brasil, e os resultados já são visíveis para quem está preparado. Cinco instrutores de voo formados pela EJ acabam de ser contratados por grandes companhias aéreas, enquanto outros dois iniciam carreira na aviação executiva — um reflexo direto do alto nível de formação e da dedicação desses profissionais desde o início de sua jornada. Apenas nos últimos dois meses, entraram para a linha aérea os pilotos Antônio Dari, André Elias, Anderson Tozze, Miguel Silva e Ricardo Henrique Santoro. Já os instrutores Bruno Tapparo e Vinícius Tavares agora fazem parte da aviação executiva, setor que também tem se mostrado cada vez mais aquecido. Segundo dados divulgados pela ANAC, o setor aéreo brasileiro transportou 118 milhões de passageiros em 2024, o segundo melhor desempenho da história. O número representa um crescimento de 14,3% em relação a 2023, com destaque para a recuperação da aviação doméstica e o avanço da aviação executiva, impulsionados por demanda reprimida, maior conectividade e investimentos no setor. (fonte) Com o aumento no número de passageiros e a retomada da malha aérea, as companhias aéreas têm intensificado seus processos de contratação, ampliando suas equipes para atender à demanda crescente por voos. O mesmo movimento é percebido na aviação executiva, que tem se consolidado como uma alternativa eficiente e flexível para deslocamentos corporativos e pessoais. Esse cenário aquece o mercado para pilotos recém-formados e experientes, criando mais oportunidades para quem está pronto para assumir o comando. A formação sólida, alinhada às exigências do setor, se torna um diferencial cada vez mais valorizado pelas empresas aéreas. Na EJ, temos orgulho de ver nossos ex-alunos atingindo grandes objetivos e sendo protagonistas desse crescimento. Todos os profissionais citados iniciaram sua formação na EJ, desde o curso de Piloto Privado até a atuação como instrutores de voo — trajetória que fortalece não só suas carreiras, mas também o compromisso da escola em formar pilotos prontos para os desafios do mercado. Seguimos com a missão de preparar profissionais de excelência, com estrutura, frota moderna e um ambiente que valoriza a segurança, o conhecimento e a paixão por voar. Parabéns a todos por essa conquista. Desejamos muito sucesso e voos cada vez mais altos.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310