EJ - Escola de Aviação Civil


Time EJ de Competições Aéreas

Você pode ser um piloto patrocinado EJ

Uma escola para pilotos profissionais


Todos os alunos da EJ poderão ser patrocinados, por mérito, e fazerem parte do time EJ de competições aéreas

Você pode ser um patrocinado da EJ nos Campeonatos Brasileiros de Acrobacias Aéreas.

A participação do time de Acrobacia Aérea tem doi objetivos: difundir a cultura da acrobacia aérea, que tem a função de melhoria na habilidade e segurança dos pilotos, e a função de formar um time de excelência nas competições de acrobacia de precisão.

O programa de formação do time é baseada em dois aspectos, a fidelidade do cliente EJ e o mérito dos aviadores.


Programa de pontos

Piloto Privado Teórico

5 Pontos

Piloto Privado Prático

12 Pontos

Piloto Comercial Teórico

4 Pontos

Piloto Comercial Prático

17 Pontos

Multimotor

7 Pontos

IFR

5 Pontos

INVA Teórico

4 Pontos

INVA Prático

10 Pontos

Piloto Agrícola

18 Pontos

Navegação com Novas Tecnologias

3 Pontos

Operação de Aeronaves Convencionais

3 Pontos

Introdução ao Voo a Vela

3 Pontos

Manobras de Confiança

4 Pontos

Treinamento G-1000

4 Pontos

Jet Training

7 Pontos

Performance Based Navigation

5 Pontos

Aeronaves a Jato de Grande Porte - Teórico

5 Pontos

Inglês Técnico

4 Pontos

RVSM

4 Pontos

Proficiência Linguística

4 Pontos


* Cada ponto equivale a porcentagem de desconto no Curso de Acrobacia Aérea que consiste em 10 horas de voo na aeronave Super Decathion

* A soma máxima da pontuação passa de 100% de desconto. A EJ escolheu fazer assim porque nem todos os alunos fazem todos os cursos. Ex.: Quem pretende fazer o curso de Piloto Agrícola geralmente não faz o Multimotor. E o desconto máximo é, obviamente, 100%.

* Alguns cursos podem ser feitos dentro de outros cursos, e os pontos acumulam. Ex.: O curso de Manobras de confiança pode ser feito dentro do curso de Piloto comercial.

* Para fazer o curso de Acrobacia é obrigatório ter experiência em avião convencional.


Sobre a seleção dos patrocinados:

Anualmente, pouco antes do Campeonato Brasileiro de Acrobacias Aéreas, será feito um campeonato interno onde cada aluno formado na EJ no curso de Acrobacias Aéreas, poderá participar com o mesmo desconto baseado nos pontos, que inclue:

Campeonato interno com o desconto de pontos

Duas Seções de 30 minutos de treinamento no box acrobático

Dois voos da competição de definição avaliados pelos juízes

* Cada um formado no curso de acrobacia da EJ poderá participas dois anos seguidos da seleção de patrocinados usando os descontos


Quantidade de selecionados

Competição entre 5 e 10 pilotos

5 selecionados

entre 11 e 29 pilotos

10 selecionados

30 ou mais pilotos

15 selecionados


Os melhores ranqueados ganham

Um emblema de metal de Piloto competidor do time EJ

Inscrição do Campeonato Brasileiro

Hospedagem e Alimentação durante a competição

Camisetas e bonés

2 horas de voo de treinamento

Horas de voo na competição


Perguntas frequentes


  • Em qual unidade EJ é oferecido o curso de Acrobacia?

    Apenas na Unidade Itápolis, porque apenas lá existe um box acrobático ao lado da pista de pouso. O Box é regulamentado pelas autoridades aeronáuticas do país através de um NOTAM. (Notice to Air Men).

  • Como funcionam os campeonatos?

    Os campeonatos de Acrobacia funcionam dentro de um box acrobático, onde juízes, a partir do chão, observam a sequência que o piloto está executando. O foco é a precisão das manobras. O box acrobático é uma marcação no chão e tem 1000 metros cúbicos. Ou seja. 1 km de largura, um km de comprimento e 1km de profundidade. As regras são do IAC (International Aerobatic Club).

  • Participar de campeonatos é seguro?

    Sim, é. No Brasil existem campeonatos desde os anos 80, nunca houve nenhum acidente durante competições. E durante campeonatos, no mundo todo, o índice de acidentes é baixíssimo. Existe uma grande diferença entre demonstrações, show aéreos e campeonatos. As demonstrações e shows aéreos são muito próximas do chão, onde não há muito espaço para correções em casos de erros dos pilotos ou panes de equipamento. Em campeonatos, e nas categorias que pretende-se formar os pilotos formados pela EJ, a altura mínima é de 1500 pés. Cerca de 450 metros.

  • Quais são os tipos de acrobacia que existem?

    Existem três tipos: a acrobacia aérea de show aéreo, que não é o foco da formação EJ, a acrobacia aérea clássica e a de competição. Que são as duas acrobacias que desenvolvem as habilidades do piloto.

  • Qual a diferença da acrobacia clássica e de competição?

    A acrobacia de competição vem da acrobacia clássica. As duas formam aviadores seguros. E a de competição tem outras preocupações como a estética de quem vê do solo. Por exemplo: na acrobacia de competição, em um looping, o foco é que ele seja o mais redondo possível, para que ganhe mais notas. Ou seja, a acrobacia de competição põe o foco nas regras que geram as notas dos competidores. As duas são seguras de maneira igual e as duas trazem o mesmo resultado do ponto de vista de segurança, consciência situacional e produz habilidade nos pilotos.

  • Eu não tenho muito o espírito competidor, mas quero fazer o curso pela experiência e pela acrobacia, posso?

    Sim. Os nossos instrutores dão essa oportunidade aos alunos. Também pode-se voar simplesmente pelo prazer de voar sem o objetivo de competir.

  • Quanto é o máximo que eu posso ganhar?

    O seu máximo, é ganhar 10 horas do curso. 1 hora de treinamento no primeiro ano. Mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos de competição do campeonato interno, mais duas horas de treinamento para o campeonato, mais aproximadamente 40 minutos de dois Voos do campeonato nacional. Mais 1 hora do campeonato interno do ano seguinte, mais 40 minutos. Mais duas horas para o campeonato, mais 40 minutos de Voos em campeonatos. Totalizando 18,8h, aproximadamente.

  • Eu não fiz os cursos anteriores ao curso de Acrobacia na EJ, apenas o curso de acrobacia, eu posso ser patrocinado?

    Sim. Mas os voos do campeonato interno serão cobrados o valor cheio. Ou seja, partindo do princípio que você foi selecionado nas duas vezes que participou do campeonato interno, você pagou 10 + 1 + 0,7 + 1 + 0,7 e ganhou 5,4 hs de Voo.

Faculdade EJ: realize seu sonho de voar

Vídeo


    Mural Informativo


  • Na Linha Aérea com apenas 19 anos: conheça a trajetória inspiradora de Miguel Lima na EJ.

    Desde pequeno, Miguel Lima tinha um objetivo muito claro: ser piloto. Natural de São Paulo capital, ele cresceu visitando o Aeroporto de Congonhas, onde passava horas observando as operações aéreas e acompanhando de perto o movimento das aeronaves. Em casa, se dedicava aos simuladores de voo, alimentando o interesse que, mais tarde, se transformaria em carreira. Hoje com apenas 19 anos, Miguel comemora a conquista de ser contratado por uma das maiores companhias aéreas do Brasil, dando início à sua trajetória como piloto comercial. Sua história é uma prova concreta de que, com dedicação, foco e a formação adequada, sonhos podem se tornar realidade. O início da jornada na EJ Miguel iniciou sua preparação teórica através do curso EAD da EJ, modalidade que lhe permitiu começar a estudar ainda antes de completar a maioridade. Assim que fez 18 anos, deu início à formação prática na base da EJ em Jundiaí. Em apenas um ano, concluiu toda a sua formação, incluindo o curso de Instrutor de Voo. Logo foi contratado pela própria EJ como instrutor, e após cinco meses, recebeu a oportunidade de ingressar na linha aérea. No total, foram 1 ano e 5 meses desde o início da formação até a contratação por uma grande companhia — uma trajetória admirável, marcada pela disciplina e pela eficiência. Inspiração para quem sonha com a aviação A trajetória de Miguel reforça um dos principais valores da EJ: nada é impossível quando se alia paixão, foco e a formação certa. Ele é hoje um dos mais jovens pilotos formados pela escola a ingressar na linha aérea e um dos que concluíram a formação em menor tempo, demonstrando que é possível alcançar sonhos com planejamento e comprometimento. A EJ se orgulha de ter participado dessa história, oferecendo a estrutura, o suporte e o ambiente necessários para transformar o sonho de Miguel em realidade.

  • Aluno Peruano da EJ torna-se primeiro oficial da LATAM Peru

    Jorge Redhead é um dos muitos exemplos que mostram como a aviação conecta destinos e transforma vidas. Natural do Peru, Jorge escolheu a EJ para realizar sua formação completa como piloto no Brasil. Durante anos, dedicou-se intensamente aos estudos e à prática em nossas bases, concluindo sua formação em 2022. Após esse importante ciclo, Jorge retornou ao seu país de origem e, hoje, com muito orgulho, voa como Primeiro Oficial na LATAM Peru, uma das maiores companhias aéreas da América do Sul. A trajetória de Jorge simboliza perfeitamente o compromisso da EJ em formar pilotos preparados para atuar em qualquer lugar do mundo. Desde sua fundação, a EJ tem ultrapassado fronteiras, consolidando-se como referência internacional na formação de profissionais da aviação. Prova disso é o nosso programa de incentivo a alunos estrangeiros, que já acolheu mais de 200 estudantes internacionais ao longo dos anos. A EJ agradece profundamente ao Jorge pela confiança em nossa escola e deseja uma trajetória de muito sucesso, segurança e realizações nos céus. Seguimos com o compromisso de formar pilotos para o Brasil e para o mundo, com excelência, responsabilidade e paixão pela aviação, visando cada vez mais visibilidade para a aviação brasileira.

  • Em 2 meses, 7 instrutores EJ entram para a linha aérea e aviação executiva.

    O mercado da aviação vive um momento de retomada e crescimento no Brasil, e os resultados já são visíveis para quem está preparado. Cinco instrutores de voo formados pela EJ acabam de ser contratados por grandes companhias aéreas, enquanto outros dois iniciam carreira na aviação executiva — um reflexo direto do alto nível de formação e da dedicação desses profissionais desde o início de sua jornada. Apenas nos últimos dois meses, entraram para a linha aérea os pilotos Antônio Dari, André Elias, Anderson Tozze, Miguel Silva e Ricardo Henrique Santoro. Já os instrutores Bruno Tapparo e Vinícius Tavares agora fazem parte da aviação executiva, setor que também tem se mostrado cada vez mais aquecido. Segundo dados divulgados pela ANAC, o setor aéreo brasileiro transportou 118 milhões de passageiros em 2024, o segundo melhor desempenho da história. O número representa um crescimento de 14,3% em relação a 2023, com destaque para a recuperação da aviação doméstica e o avanço da aviação executiva, impulsionados por demanda reprimida, maior conectividade e investimentos no setor. (fonte) Com o aumento no número de passageiros e a retomada da malha aérea, as companhias aéreas têm intensificado seus processos de contratação, ampliando suas equipes para atender à demanda crescente por voos. O mesmo movimento é percebido na aviação executiva, que tem se consolidado como uma alternativa eficiente e flexível para deslocamentos corporativos e pessoais. Esse cenário aquece o mercado para pilotos recém-formados e experientes, criando mais oportunidades para quem está pronto para assumir o comando. A formação sólida, alinhada às exigências do setor, se torna um diferencial cada vez mais valorizado pelas empresas aéreas. Na EJ, temos orgulho de ver nossos ex-alunos atingindo grandes objetivos e sendo protagonistas desse crescimento. Todos os profissionais citados iniciaram sua formação na EJ, desde o curso de Piloto Privado até a atuação como instrutores de voo — trajetória que fortalece não só suas carreiras, mas também o compromisso da escola em formar pilotos prontos para os desafios do mercado. Seguimos com a missão de preparar profissionais de excelência, com estrutura, frota moderna e um ambiente que valoriza a segurança, o conhecimento e a paixão por voar. Parabéns a todos por essa conquista. Desejamos muito sucesso e voos cada vez mais altos.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18