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Carreira na Aviação: Como iniciar e quais as possibilidades


Aviação é para mim?

Seguir uma carreira na aviação é ideal para aqueles que buscam a liberdade de voar. Na grande maioria das vezes, esse desejo vem acompanhado do sonho de ser piloto, o que torna essa profissão uma das mais gratificantes e recompensadoras que existe.

Entretanto, assumir o comando de uma aeronave não se resume apenas as companhias aéreas. Desde comandar grandes aeronaves comerciais até realizar voos de pulverização de solo, sua jornada na aviação pode seguir diversos caminhos, e é exatamente isso que iremos esclarecer. Você descobrirá quais são as principais possibilidades e as informações essenciais para cada ramo, como pré-requisitos, tempo para formação e remuneração.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre os cursos de piloto, como funcionam e quais são necessários.
 

Como Iniciar na Carreira de Aviação

Antes de qualquer coisa, existem alguns passos iniciais que todo piloto deve seguir, independente de ramo que desejar.

Tudo começa com a Licença de Piloto Privado (PPA), que te permite voar em condições visuais e em aeronaves monomotores. Esse curso é a base para qualquer piloto, geralmente é realizado no Cessna-152 ou Cessna-172 e te dará a primeira oportunidade de assumir o comando de uma aeronave por conta própria e alcançar sua primeira habilitação. Geralmente, o tempo médio de formação é de 3 meses, dependendo da disponibilidade do aluno.

O próximo passo é a Licença de Piloto Comercial (PCA), que abre as portas para sua carreira profissional. Nesse curso, você passará por uma revisão das matérias vista no curso de Piloto Privado e aprenderá matérias mais aprofundadas. Para esse curso, o tempo médio varia de 3 a 4 meses para a formação.

Após a obtenção do PCA, especializações adicionais são frequentemente necessárias. As duas especializações mais comuns são:

IFR (Instrument Flight Rules):
Esta qualificação permite voar em condições meteorológicas adversas e durante a noite, navegando exclusivamente por instrumentos, ou seja, sem contato visual com o solo.
O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial.

Multi-motor (MLTE):

O curso de Multi-motor te permite voar em aeronaves com mais de um motor, como o Seneca, Baron. Esse curso é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do curso de Piloto Privado, mas que geralmente, é realizada no curso de Piloto Comercial.

Jet Training:
O curso de Jet Training Realizada no simulador de voo do A320, o piloto recebe uma noção básica sobre o equipamento A320, performance da aeronave, noções sobre aeronaves a jato, operação normal e anormal, gerenciamento de cabine e atitudes e decisões em caso de panes e rotina operacional de uma empresa aérea. Essa especialização possui um tempo de formação médio de 2 a 4 semanas.

Além das licenças e habilitações, o ramo da aviação está exigindo cada vez mais a realização do curso superior. A Faculdade EJ possibilita formação de nível superior em apenas 2 anos, e pode ser realizada simultaneamente aos demais cursos.

Caso queira, você pode assistir nosso vídeo explicativo sobre como se tornar um Piloto de Avião.



Opções de Carreira na Aviação

Como dito anteriormente, iremos apresentar as principais possibilidades dentro da carreira de um aviador, são elas:


1. Instrutor de Voo
Tornar-se instrutor de voo por muitas vezes é a profissão que antecede todas as outras, visto que é uma excelente maneira de acumular horas de voo e ganhar a experiência necessária para avançar na carreira. Instrutores trabalham em escolas de aviação e desempenham um papel crucial na formação de novos pilotos, compartilhando conhecimentos e garantindo a segurança no treinamento.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e Certificado de Instrutor de Voo (CFI).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 12 a 18 meses.

Faixa Salarial:
Inicialmente, entre R$ 3.000 e R$ 5.000 por mês, com aumento potencial à medida que se ganha experiência.
 
2. Piloto Comercial

Na maior parte das vezes, se tornar comandante de companhia aérea é a opção mais desejada pelos Pilotos. Transportando passageiros ao redor do mundo, esta carreira exige habilidades excepcionais de navegação, comunicação e gestão de recursos da tripulação. Ainda dentro desse ramo, existem diversas possibilidades, você pode se tornar um comandante de voos domésticos, internacionais e até mesmo atuar em empresas fora do país. Apesar de ser conhecida pelas altas remunerações, conquistar cargos mais altos, como os de comandante internacionais, requer tempo e experiência, é por isso que os aviadores iniciam essa carreira como copilotos.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA), uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA), ensino de nível superior e certificações adicionais específicas da companhia aérea, como o treinamento em operações de voo específicas e qualificações de tipo de aeronave. As empresas também exigem uma determinada quantia de horas de voo como forma de experiência.

Tempo Médio de Formação:
Ingressar em uma companhia aérea pode levar de 2 a 4 anos. Porém tudo dependerá da dedicação do piloto.

Faixa Salarial:
Esses valores variam muito de acordo com a empresa e experiência do piloto. Entretanto, podemos levar como base:

 Copiloto: Entre R$ 5.000 e R$ 12.000 por mês.
 Comandante de voo: Entre R$ 10.000 e R$ 20.000 por mês.
 Comandante de voo internacional: Entre R$ 20.000 e R$ 50.000 por mês.
 
3. Piloto Executivo

Pilotos executivos operam aeronaves particulares ou corporativas, oferecendo um serviço personalizado a clientes de alto nível. Esta carreira exige muito profissionalismo e habilidade para gerenciar voos exclusivos e muitas vezes complexos. Diferente do Piloto Comercial, quem deseja seguir essa carreira deve ser mais flexível, já que esse ramo pode contar com voos e folgas mais imprevisíveis, que variam de acordo com a demanda do proprietário do avião ou empresa.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e, frequentemente, uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 3 a 5 anos, incluindo a experiência de voo necessária.

Faixa Salarial:
De R$ 15.000 a R$ 40.000 por mês, dependendo da empresa e do tipo de aeronave.
 
4. Piloto Agrícola

Conhecida pelos voos baixos e rasantes, os Pilotos agrícolas operam aeronaves para a pulverização de culturas, plantio e outras atividades essenciais para a agricultura. Este papel é vital para a produção agrícola eficiente e segura.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e treinamento específico de Piloto Agrícola (PAGA).

Tempo Médio de Formação:
Cerca de 1 a 2 anos, incluindo treinamento especializado.

Faixa Salarial:
Entre R$ 8.000 e R$ 20.000 por mês, variando conforme a região, demanda e tipo de cultura.
 
5. Comissário de Voo

Os comissários de voo são responsáveis por uma variedade de tarefas a bordo das aeronaves. Eles garantem a segurança dos passageiros, oferecem atendimento durante o voo e lidam com emergências de forma eficiente. Além disso, representam a companhia aérea e são a principal conexão entre a empresa e os passageiros durante o voo.

Pré-requisitos:
Ensino médio completo. Algumas companhias aéreas preferem candidatos com curso superior. Certificação médica, comprovando boa saúde e aptidão física. Fluência em inglês é geralmente exigida e apesar de não ser mais obrigatório, o curso de comissário de voo ainda é um grande diferencial para as empresas.
 
Tempo Médio de Formação:
O curso de formação para comissários de voo dura aproximadamente 2 a 3 meses. Este período inclui instrução teórica sobre segurança, primeiros socorros, atendimento ao cliente e treinamento prático em simuladores de cabine.
 
Faixa Salarial:
Os salários dos comissários de voo variam amplamente dependendo da companhia aérea, rota e experiência. No Brasil, os salários iniciais podem variar entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês, podendo aumentar com a experiência e senioridade.
 
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Publicado em 20/07/2024


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


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    A EJ acaba de concluir a reforma na estrutura da base em Americana-SP, reforçando seu compromisso com a excelência no ensino e com a expansão do acesso à formação de pilotos. A reforma da infraestrutura vem acompanhada de um plano de crescimento da frota local, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior por treinamento prático de qualidade na região.Localizada estrategicamente próxima à capital paulista, a base de Americana é uma excelente opção para quem busca facilidade de acesso, sem abrir mão da tradição e do alto padrão de ensino que são marcas registradas da EJ. Agora, com a estrutura renovada, os alunos encontram um ambiente ainda mais confortável e eficiente para a realização de seus treinamentos.Treinamento com simuladores e aeronavesNa base de Americana, os alunos realizam o treinamento prático essencial, tanto em aeronaves quanto em simuladores homologados. A operação é conduzida por uma equipe qualificada e experiente, garantindo que cada etapa do processo formativo ocorra com foco na segurança, na padronização e no desenvolvimento profissional dos futuros pilotos.Alojamentos integrados para mais comodidadeSabemos que a rotina de quem sonha em voar exige dedicação e tempo. Por isso, a base também conta com alojamentos integrados, oferecendo mais comodidade para os alunos que vêm de outras cidades ou estados. Assim, o aluno pode focar totalmente em sua formação, com o suporte completo da infraestrutura EJ.Plano de expansãoA expansão da frota na base de Americana já está em planejamento e reforça o propósito da EJ de proporcionar uma formação ainda mais acessível e eficiente. Acreditamos que democratizar o acesso à formação de pilotos, sem perder a qualidade e a exigência técnica, é essencial para atender às demandas do mercado atual.A base de Americana está pronta para receber você, com o mesmo padrão EJ que já formou mais de 10 mil pilotos. Clique e venha conhecer nossa estrutura para dar o próximo passo rumo à sua carreira na aviação.

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  • Piloto EJ Juliana Fraschetti vence campeonato de acrobacia nos EUA.

    Entre os dias 27 e 29 de março, a cidade de Keystone Heights, nos Estados Unidos, sediou o Snowbird 2025, um campeonato internacional de acrobacia aérea que reuniu grandes pilotos acrobáticos. Na categoria Intermediária, a piloto brasileira Juliana Fraschetti representou a EJ – Escola de Aviação, a bordo do Extra 300. Com um número estimado de 25 competidores, o evento foi uma verdadeira exibição de habilidade e precisão nos céus americanos.E a dedicação de Juliana resultou em uma grande conquista, o primeiro lugar na categoria. Com técnica refinada e um desempenho impecável, a piloto brilhou entre os competidores e trouxe o título para o Brasil e para a EJ.Juliana Fraschetti se destacou na acrobacia aérea por sua determinação e excelência. Sua formação na EJ foi fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades, e sua atuação como membro da Esquadrilha EJ consolidou sua experiência no cenário da acrobacia aérea.O Snowbird é sancionado pelo International Aerobatic Club (IAC), organização fundada em 1970 e reconhecida mundialmente pela promoção da acrobacia aérea. Seguindo um rigoroso padrão de avaliação, a competição exige dos pilotos precisão e controle absoluto sobre suas aeronaves, tornando a vitória de Juliana ainda mais significativa.Mais do que um título, essa conquista simboliza a força da aviação brasileira e das mulheres no esporte. Juliana demonstrou que talento, dedicação e treinamento de qualidade podem levar a resultados extraordinários. A EJ se orgulha de apoiar seus pilotos na busca por novos desafios e parabeniza Juliana por essa brilhante vitória!Que esse seja apenas o começo de uma trajetória repleta de grandes feitos para Juliana e para todos que acreditam no potencial da acrobacia aérea no Brasil.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18