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Carreira na Aviação: Como iniciar e quais as possibilidades


Aviação é para mim?

Seguir uma carreira na aviação é ideal para aqueles que buscam a liberdade de voar. Na grande maioria das vezes, esse desejo vem acompanhado do sonho de ser piloto, o que torna essa profissão uma das mais gratificantes e recompensadoras que existe.

Entretanto, assumir o comando de uma aeronave não se resume apenas as companhias aéreas. Desde comandar grandes aeronaves comerciais até realizar voos de pulverização de solo, sua jornada na aviação pode seguir diversos caminhos, e é exatamente isso que iremos esclarecer. Você descobrirá quais são as principais possibilidades e as informações essenciais para cada ramo, como pré-requisitos, tempo para formação e remuneração.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre os cursos de piloto, como funcionam e quais são necessários.
 

Como Iniciar na Carreira de Aviação

Antes de qualquer coisa, existem alguns passos iniciais que todo piloto deve seguir, independente de ramo que desejar.

Tudo começa com a Licença de Piloto Privado (PPA), que te permite voar em condições visuais e em aeronaves monomotores. Esse curso é a base para qualquer piloto, geralmente é realizado no Cessna-152 ou Cessna-172 e te dará a primeira oportunidade de assumir o comando de uma aeronave por conta própria e alcançar sua primeira habilitação. Geralmente, o tempo médio de formação é de 3 meses, dependendo da disponibilidade do aluno.

O próximo passo é a Licença de Piloto Comercial (PCA), que abre as portas para sua carreira profissional. Nesse curso, você passará por uma revisão das matérias vista no curso de Piloto Privado e aprenderá matérias mais aprofundadas. Para esse curso, o tempo médio varia de 3 a 4 meses para a formação.

Após a obtenção do PCA, especializações adicionais são frequentemente necessárias. As duas especializações mais comuns são:

IFR (Instrument Flight Rules):
Esta qualificação permite voar em condições meteorológicas adversas e durante a noite, navegando exclusivamente por instrumentos, ou seja, sem contato visual com o solo.
O curso de voo por instrumentos (IFR) é geralmente realizado junto ao curso de piloto comercial.

Multi-motor (MLTE):

O curso de Multi-motor te permite voar em aeronaves com mais de um motor, como o Seneca, Baron. Esse curso é uma habilitação adicional que o piloto de avião pode realizar dentro das licenças do curso de Piloto Privado, mas que geralmente, é realizada no curso de Piloto Comercial.

Jet Training:
O curso de Jet Training Realizada no simulador de voo do A320, o piloto recebe uma noção básica sobre o equipamento A320, performance da aeronave, noções sobre aeronaves a jato, operação normal e anormal, gerenciamento de cabine e atitudes e decisões em caso de panes e rotina operacional de uma empresa aérea. Essa especialização possui um tempo de formação médio de 2 a 4 semanas.

Além das licenças e habilitações, o ramo da aviação está exigindo cada vez mais a realização do curso superior. A Faculdade EJ possibilita formação de nível superior em apenas 2 anos, e pode ser realizada simultaneamente aos demais cursos.

Caso queira, você pode assistir nosso vídeo explicativo sobre como se tornar um Piloto de Avião.



Opções de Carreira na Aviação

Como dito anteriormente, iremos apresentar as principais possibilidades dentro da carreira de um aviador, são elas:


1. Instrutor de Voo
Tornar-se instrutor de voo por muitas vezes é a profissão que antecede todas as outras, visto que é uma excelente maneira de acumular horas de voo e ganhar a experiência necessária para avançar na carreira. Instrutores trabalham em escolas de aviação e desempenham um papel crucial na formação de novos pilotos, compartilhando conhecimentos e garantindo a segurança no treinamento.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e Certificado de Instrutor de Voo (CFI).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 12 a 18 meses.

Faixa Salarial:
Inicialmente, entre R$ 3.000 e R$ 5.000 por mês, com aumento potencial à medida que se ganha experiência.
 
2. Piloto Comercial

Na maior parte das vezes, se tornar comandante de companhia aérea é a opção mais desejada pelos Pilotos. Transportando passageiros ao redor do mundo, esta carreira exige habilidades excepcionais de navegação, comunicação e gestão de recursos da tripulação. Ainda dentro desse ramo, existem diversas possibilidades, você pode se tornar um comandante de voos domésticos, internacionais e até mesmo atuar em empresas fora do país. Apesar de ser conhecida pelas altas remunerações, conquistar cargos mais altos, como os de comandante internacionais, requer tempo e experiência, é por isso que os aviadores iniciam essa carreira como copilotos.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA), uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA), ensino de nível superior e certificações adicionais específicas da companhia aérea, como o treinamento em operações de voo específicas e qualificações de tipo de aeronave. As empresas também exigem uma determinada quantia de horas de voo como forma de experiência.

Tempo Médio de Formação:
Ingressar em uma companhia aérea pode levar de 2 a 4 anos. Porém tudo dependerá da dedicação do piloto.

Faixa Salarial:
Esses valores variam muito de acordo com a empresa e experiência do piloto. Entretanto, podemos levar como base:

 Copiloto: Entre R$ 5.000 e R$ 12.000 por mês.
 Comandante de voo: Entre R$ 10.000 e R$ 20.000 por mês.
 Comandante de voo internacional: Entre R$ 20.000 e R$ 50.000 por mês.
 
3. Piloto Executivo

Pilotos executivos operam aeronaves particulares ou corporativas, oferecendo um serviço personalizado a clientes de alto nível. Esta carreira exige muito profissionalismo e habilidade para gerenciar voos exclusivos e muitas vezes complexos. Diferente do Piloto Comercial, quem deseja seguir essa carreira deve ser mais flexível, já que esse ramo pode contar com voos e folgas mais imprevisíveis, que variam de acordo com a demanda do proprietário do avião ou empresa.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e, frequentemente, uma licença de Piloto de Linha Aérea (PLA).

Tempo Médio de Formação:
Aproximadamente 3 a 5 anos, incluindo a experiência de voo necessária.

Faixa Salarial:
De R$ 15.000 a R$ 40.000 por mês, dependendo da empresa e do tipo de aeronave.
 
4. Piloto Agrícola

Conhecida pelos voos baixos e rasantes, os Pilotos agrícolas operam aeronaves para a pulverização de culturas, plantio e outras atividades essenciais para a agricultura. Este papel é vital para a produção agrícola eficiente e segura.

Pré-requisitos:
Licença de Piloto Comercial (PCA) e treinamento específico de Piloto Agrícola (PAGA).

Tempo Médio de Formação:
Cerca de 1 a 2 anos, incluindo treinamento especializado.

Faixa Salarial:
Entre R$ 8.000 e R$ 20.000 por mês, variando conforme a região, demanda e tipo de cultura.
 
5. Comissário de Voo

Os comissários de voo são responsáveis por uma variedade de tarefas a bordo das aeronaves. Eles garantem a segurança dos passageiros, oferecem atendimento durante o voo e lidam com emergências de forma eficiente. Além disso, representam a companhia aérea e são a principal conexão entre a empresa e os passageiros durante o voo.

Pré-requisitos:
Ensino médio completo. Algumas companhias aéreas preferem candidatos com curso superior. Certificação médica, comprovando boa saúde e aptidão física. Fluência em inglês é geralmente exigida e apesar de não ser mais obrigatório, o curso de comissário de voo ainda é um grande diferencial para as empresas.
 
Tempo Médio de Formação:
O curso de formação para comissários de voo dura aproximadamente 2 a 3 meses. Este período inclui instrução teórica sobre segurança, primeiros socorros, atendimento ao cliente e treinamento prático em simuladores de cabine.
 
Faixa Salarial:
Os salários dos comissários de voo variam amplamente dependendo da companhia aérea, rota e experiência. No Brasil, os salários iniciais podem variar entre R$ 2.500 e R$ 5.000 por mês, podendo aumentar com a experiência e senioridade.
 
Voe mais alto na EJ.

A EJ é a maior escola de aviação da América Latina. Com mais de 10 mil pilotos formados, oferecemos uma estrutura completa e um corpo docente experiente para garantir o sucesso da sua formação. Junte-se a nós e transforme seu sonho de voar em realidade, clique e saiba mais.

Publicado em 20/07/2024


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    Mural Informativo


  • EJ retoma operações em Mato Grosso com nova base provisória

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  • Na Linha Aérea com apenas 19 anos: conheça a trajetória inspiradora de Miguel Lima na EJ.

    Desde pequeno, Miguel Lima tinha um objetivo muito claro: ser piloto. Natural de São Paulo capital, ele cresceu visitando o Aeroporto de Congonhas, onde passava horas observando as operações aéreas e acompanhando de perto o movimento das aeronaves. Em casa, se dedicava aos simuladores de voo, alimentando o interesse que, mais tarde, se transformaria em carreira. Hoje com apenas 19 anos, Miguel comemora a conquista de ser contratado por uma das maiores companhias aéreas do Brasil, dando início à sua trajetória como piloto comercial. Sua história é uma prova concreta de que, com dedicação, foco e a formação adequada, sonhos podem se tornar realidade. O início da jornada na EJ Miguel iniciou sua preparação teórica através do curso EAD da EJ, modalidade que lhe permitiu começar a estudar ainda antes de completar a maioridade. Assim que fez 18 anos, deu início à formação prática na base da EJ em Jundiaí. Em apenas um ano, concluiu toda a sua formação, incluindo o curso de Instrutor de Voo. Logo foi contratado pela própria EJ como instrutor, e após cinco meses, recebeu a oportunidade de ingressar na linha aérea. No total, foram 1 ano e 5 meses desde o início da formação até a contratação por uma grande companhia — uma trajetória admirável, marcada pela disciplina e pela eficiência. Inspiração para quem sonha com a aviação A trajetória de Miguel reforça um dos principais valores da EJ: nada é impossível quando se alia paixão, foco e a formação certa. Ele é hoje um dos mais jovens pilotos formados pela escola a ingressar na linha aérea e um dos que concluíram a formação em menor tempo, demonstrando que é possível alcançar sonhos com planejamento e comprometimento. A EJ se orgulha de ter participado dessa história, oferecendo a estrutura, o suporte e o ambiente necessários para transformar o sonho de Miguel em realidade.

  • Aluno Peruano da EJ torna-se primeiro oficial da LATAM Peru

    Jorge Redhead é um dos muitos exemplos que mostram como a aviação conecta destinos e transforma vidas. Natural do Peru, Jorge escolheu a EJ para realizar sua formação completa como piloto no Brasil. Durante anos, dedicou-se intensamente aos estudos e à prática em nossas bases, concluindo sua formação em 2022. Após esse importante ciclo, Jorge retornou ao seu país de origem e, hoje, com muito orgulho, voa como Primeiro Oficial na LATAM Peru, uma das maiores companhias aéreas da América do Sul. A trajetória de Jorge simboliza perfeitamente o compromisso da EJ em formar pilotos preparados para atuar em qualquer lugar do mundo. Desde sua fundação, a EJ tem ultrapassado fronteiras, consolidando-se como referência internacional na formação de profissionais da aviação. Prova disso é o nosso programa de incentivo a alunos estrangeiros, que já acolheu mais de 200 estudantes internacionais ao longo dos anos. A EJ agradece profundamente ao Jorge pela confiança em nossa escola e deseja uma trajetória de muito sucesso, segurança e realizações nos céus. Seguimos com o compromisso de formar pilotos para o Brasil e para o mundo, com excelência, responsabilidade e paixão pela aviação, visando cada vez mais visibilidade para a aviação brasileira.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18