EJ - Escola de Aviação Civil


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A paixão de Hiago por aviões surgiu por acaso. Hoje ele é copiloto de jatos Embraer.


Hiago Araújo, um jovem de 28 anos, natural de Boa Vista, Roraima, é um exemplo de paixão pela aviação. Mesmo em um estado sem tradição aeronáutica e sem ninguém na família envolvido na aviação o incentivando, Hiago trilhou seu caminho rumo aos voos movido por um sonho que nasceu ao acaso, durante sua adolescência.

Tudo começou aos 14 anos, quando Hiago teve a oportunidade de experimentar um simulador de voo emprestado de um amigo. Enquanto o amigo não demonstrava muito entusiasmo pelo Flight Simulator, Hiago sentiu uma conexão imediata. "Simplesmente surgiu essa paixão por avião a partir desse momento", relembra.

Aos 17 anos, logo após concluir o ensino médio e muitas horas e voos virtuais, Hiago decidiu ir em busca de seu sonho e seguiu para Jundiaí, onde ingressou na EJ Escola de Aviação para realizar o curso teórico intensivo de piloto privado. Sua mãe, Suneire, uma policial civil, e seu tio, Sydney, um policial militar, o acompanharam até Jundiaí. Embora a família de Hiago estivesse ligada principalmente à área de segurança, ele sentia que seu destino estava nos céus. "Se eu não fosse para aviação, provavelmente iria para esse lado", contou.

O curso teórico na EJ Escola de Aviação foi intenso e desafiador. Hiago teve que absorver uma quantidade significativa de informações. "Era muito conteúdo em muito pouco tempo, mas sempre tive a motivação da minha família para continuar. Teve momentos ali que eu achei que não ia dar conta", relembra.

Foi em Jundiaí que Hiago teve seu primeiro contato real com a aviação, imergindo em um ambiente que o aproximou ainda mais de seu sonho de voar. Após concluir o curso teórico, ele retornou para casa com o objetivo de enfrentar os próximos desafios: as provas da ANAC e o exame médico. No entanto, essas etapas precisaram ser realizadas em Manaus, já que em Roraima não havia recursos adequados para sua conclusão. A falta de infraestrutura na aviação em sua região apenas reforçou sua determinação.

Após ser aprovado na prova da ANAC, Hiago seguiu para a Unidade EJ em Itápolis para dar início ao curso prático de piloto privado. Lá, ele guardou em sua memória o seu primeiro voo solo, uma experiência que o marcou profundamente.

"Lembro que eu estava nervoso antes do voo, mas depois que saí do solo foi uma das melhores sensações que tive", relembra Hiago.

Menos de dois anos depois, Hiago concluiu sua formação como piloto comercial e de voo por instrumentos, além de ter realizado o curso de instrutor de voo. No entanto, quando decidiu se tornar instrutor na EJ, encontrou todas as vagas preenchidas. Determinado a ganhar experiência e acumular horas de voo, ele voltou para sua cidade natal, Boa Vista, e começou a buscar oportunidades onde quer que surgissem.

Foi então que Hiago conheceu pilotos de uma empresa de táxi aéreo e começou a frequentar o hangar, voando junto com eles. Essa experiência única o levou a voar em aeronaves como Cessnas Caravan, 210 e 206, prestando serviços à FUNAI, onde ofereciam apoio às tribos indígenas, como transporte de equipes médicas. Essa foi sua primeira experiência operando fora do ambiente da EJ.

"Ao mesmo tempo que era fantástico, dava um certo medo por operar em uma região tão inóspita como a Amazônia. Geralmente era sempre voo de bate e volta, às vezes remoção de índios para tratamento de doenças na cidade", relembra Hiago. "Alguns não falavam português, só yanomami, que é a língua deles".

Em 2016, com instrutores da EJ sendo contratados por companhias aéreas, novas oportunidades surgiram para instrutores na escola. Hiago então retornou a Itápolis, onde inicialmente trabalhou em operações em solo, realizando tarefas essenciais, como abastecimento e cuidado das aeronaves.

Após alguns meses nessas operações, Hiago finalmente foi contratado como instrutor de voo. Essa experiência o fez crescer pessoalmente e profissionalmente. "Acabei crescendo muito durante esse tempo. Ser uma pessoa mais paciente, tentar ajudar o aluno atingir o objetivo dele, ser uma pessoa altruísta, que é o que a gente aprende no curso de INVA", explicou.

"Digo que o instrutor tem que ser maleável, e se adaptar com qualquer situação, pois todos são diferentes e cada um tem o seu tempo para pegar as coisas. Então o instrutor tem que ir se adaptando a cada um. Isso me ajuda até hoje quando vou voar, pois cada comandante tem um jeito", afirma.

Hiago dedicou três anos como instrutor na unidade de Itápolis, até ser promovido a instrutor e avaliador na unidade de Jundiaí da EJ Escola de Aviação Civil, onde permaneceu por mais três anos. Como avaliador, sua responsabilidade era liberar os alunos para voos e navegações solo.

Após seis anos como instrutor e acumulando mais de 2500 horas de voo, no final de 2022, Hiago foi contratado pela Azul Linhas Aéreas para ser copiloto de jatos Embraer. A conquista representa o ápice de sua carreira. "Meu sonho. Estou super realizado, com a aeronave e com a empresa".

Uma dica para quem está começando? “Persistam nos seus sonhos, tenham fé que tudo tem seu tempo. Se mantenham atualizados, estudando, com as carteiras sempre em dia, porque quando você menos espera, as coisas acontecem", conclui Hiago.

A EJ Escola de Aviação Civil se orgulha em ter tido Hiago como instrutor, testemunhando seu crescimento e sucesso ao longo dos anos. Desejamos a Hiago muito sucesso em sua jornada.

Publicado em 10/07/2023


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


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    Entre os dias 27 e 29 de março, a cidade de Keystone Heights, nos Estados Unidos, sediou o Snowbird 2025, um campeonato internacional de acrobacia aérea que reuniu grandes pilotos acrobáticos. Na categoria Intermediária, a piloto brasileira Juliana Fraschetti representou a EJ – Escola de Aviação, a bordo do Extra 300. Com um número estimado de 25 competidores, o evento foi uma verdadeira exibição de habilidade e precisão nos céus americanos.E a dedicação de Juliana resultou em uma grande conquista, o primeiro lugar na categoria. Com técnica refinada e um desempenho impecável, a piloto brilhou entre os competidores e trouxe o título para o Brasil e para a EJ.Juliana Fraschetti se destacou na acrobacia aérea por sua determinação e excelência. Sua formação na EJ foi fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades, e sua atuação como membro da Esquadrilha EJ consolidou sua experiência no cenário da acrobacia aérea.O Snowbird é sancionado pelo International Aerobatic Club (IAC), organização fundada em 1970 e reconhecida mundialmente pela promoção da acrobacia aérea. Seguindo um rigoroso padrão de avaliação, a competição exige dos pilotos precisão e controle absoluto sobre suas aeronaves, tornando a vitória de Juliana ainda mais significativa.Mais do que um título, essa conquista simboliza a força da aviação brasileira e das mulheres no esporte. Juliana demonstrou que talento, dedicação e treinamento de qualidade podem levar a resultados extraordinários. A EJ se orgulha de apoiar seus pilotos na busca por novos desafios e parabeniza Juliana por essa brilhante vitória!Que esse seja apenas o começo de uma trajetória repleta de grandes feitos para Juliana e para todos que acreditam no potencial da acrobacia aérea no Brasil.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18