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"Quando fui crescendo, eu queria seguir os passos deles. Queria ser comissária. Conforme eu fui entrando na pré-adolescência, eu ia fazendo um monte de perguntas para eles. E muitas dessas perguntas minha mãe falava que eram respostas que só pilotos podiam dar", relembra a paulistana Sophia Giuranno, de 25 anos, ex-instrutora de voo da EJ e recém-contratada pela Azul Linhas Aéreas.
Seus pais, Sandro, de 54 anos, e Carolina, de 50 anos, foram comissários de bordo na extinta VASP até meados dos anos 90.
Carolina interrompeu sua carreira devido à gravidez de Sophia, enquanto Sandro foi demitido durante uma das crises enfrentadas pela companhia aérea, o que o levou a buscar outros empreendimentos. Ele teve desde locadoras de vídeos e lojas de rações até a criação de uma clínica bem-sucedida para crianças autistas em parceria com a família.
Embora a família de Sophia estivesse envolvida em outros setores, a aviação nunca deixou de fazer parte de suas vidas. Era comum eles, juntamente com Enzo, seu irmão dois anos mais novo, dirigirem-se ao aeroporto. "Quando eu era criança, nosso passeio favorito era ir para Guarulhos ficar vendo o movimento. Não tinha nem viagem marcada, mas ia lá tomar um sorvete, almoçar", conta Sophia. "Ficou essa paixão aí".
Já na adolescência de Sophia, durante uma viagem turística de avião em família, sua mãe sugeriu que ela poderia, se quisesse, ser piloto de aviões. Na família, a ideia ficou incubada até que, em 2017, tanto Sophia como Carolina se matricularam no curso teórico de piloto privado na EJ Jundiaí. Entretanto, por diversos motivos, Carolina não pôde continuar e apenas a filha seguiu para o curso prático.
Sophia seguiu com os voos. Após concluir o treinamento prático para piloto privado, ela fez os cursos de piloto comercial, voo por instrumentos e aeronaves multimotores, além do curso para se tornar instrutora de voo prática. No final de 2019, ela já possuía todas essas certificações. Ao mesmo tempo em que se dedicava aos cursos práticos de pilotagem, visando sua carreira na aviação, Sophia também cursou Gestão de Recursos Humanos na prestigiada Universidade Mackenzie, em São Paulo, e obteve um diploma de pós-graduação em Psicologia Aplicada em Neurociência.
"Faculdade era importante. Porque as empresas pediam como o mínimo, como um diferencial", afirmou Sophia. Além disso, ela deixou a faculdade como uma segunda possibilidade de profissão. "A gente sabe que a aviação é uma área meio instável".
Após concluir todas as certificações, inclusive a de instrutora, Sophia foi selecionada para ser instrutora na unidade de Jundiaí da escola. No entanto, logo após sua contratação, ela enfrentou uma onda de azar. Duas semanas depois, a pandemia de COVID-19 eclodiu, com seus assustadores bloqueios, impactando a aviação globalmente, além de seu objetivo pessoal de ganhar experiência e horas de voo para se candidatar a companhias áereas.
Com a gradual retomada da aviação após os períodos mais difíceis da pandemia, Sophia foi progredindo à medida que ganhava experiência. Começou ensinando no Cessna 152, passou a ministrar voos por instrumentos em simuladores e no Cessna 172 e, finalmente, passou a instruir voos em aeronaves bimotoras Seneca, reservadas para instrutores mais experientes.
Como mulher no meio da aviação, Sophia relata nunca ter enfrentado um preconceito explícito, como ter um homem se recusando a voar com ela. No entanto, ao dar aulas para alunos mais velhos, ela percebia um preconceito implícito. "Eles ouviam com certo desdém, iam crosschecar essas informações com outro instrutor homem", relata. "Para ver se o que falei era válido".
Era algo sutil. "Tinha uma resistência maior em respeitar, aceitar uma crítica, aceitar uma reprovação que às vezes acontecia".
No entanto, Sophia destaca que ser instrutora de voo foi essencial para seu crescimento como aviadora. "Realmente é desafiador, porque a gente lida com várias personalidades diferentes. Na EJ voei com vários tipos de alunos. Desde alunos que tinham a idade da minha avó, até alunos que tinham acabado de fazer 18 anos", afirma. "Fez um grande diferencial na minha carreira".
Após quase três anos atuando como instrutora e acumulando mais de 1300 horas de voo, Sophia foi contratada pela Azul Linhas Aéreas para pilotar aeronaves da linha Embraer 195. Ela iniciou seu treinamento em janeiro e já está atuando como copiloto.
"Outra coisa que eu já fiquei muito feliz, que eu já tenho oportunidade de ver, é ex-aluno meu já entrando na linha aérea. Eu tenho um ex-aluno numa turma seguinte da minha", afirmou.
As visitas da família a Guarulhos não apenas despertaram o fascínio de Sophia pelo mundo da aviação, mas também influenciaram seu irmão, Enzo, que recentemente terminou seus cursos práticos de pilotagem na própria EJ. Ele deseja seguir os passos da irmã como piloto profissional.
A EJ deseja sucesso para Sophia na Azul.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
No dia 26 de abril, a cidade de Itápolis-SP será palco do Aero Music 2025, o maior festival aero musical do Brasil. Promovido pela EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, o evento une duas grandes paixões: a aviação e o rock, proporcionando um dia inteiro de acrobacias aéreas e shows ao vivo.Além de trazer ao público apresentações com alguns dos principais pilotos acrobáticos do país e bandas cover renomadas, o festival também se destaca por criar uma oportunidade especial para os alunos da EJ. Quem estuda na escola tem a chance de participar ativamente do evento como voluntário, ganhando não apenas experiência prática, mas também um grande contato com o mundo da aviação.Uma experiência que vai além da sala de aulaSer voluntário no Aero Music significa muito mais do que apenas cumprir um requisito acadêmico. Os alunos que se inscrevem para auxiliar no evento ajudaram em um grande festival, desenvolvendo habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e gestão de tempo . Essa vivência prática pode ser um diferencial, já que companhias aéreas e empresas do setor valorizam profissionais que demonstram proatividade e capacidade de liderança.Além disso, o festival é uma chance única de networking. Estar nos bastidores do evento permite que os alunos interajam com pilotos experientes e profissionais da aviação, abrindo portas para futuras oportunidades na carreira.A atmosfera do maior festival aero musical do paísO Aero Music não é apenas um evento de entretenimento, mas um marco na aviação brasileira. Nos últimos anos, o Brasil viu uma redução no número de eventos aéreos, apesar da importância dessas iniciativas para a formação e o crescimento do setor. Com essa proposta inovadora, a EJ reforça seu compromisso não apenas com a qualidade da formação aeronáutica, mas também com o fortalecimento da cultura da aviação no país.A estrutura do festival contará com exposição de aeronaves, lojas e estandes de marcas, além de transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar de qualquer lugar.Conecte-se com a aviação e a música, acesse a página do evento e saiba mais clicando aqui
O mercado da aviação brasileira apresenta grandes indícios de ascensão, criando um cenário altamente favorável para quem deseja ingressar na carreira aeronáutica. Recentemente, foram anunciadas 895 novas oportunidades de emprego, sendo 738 para comissários de voo e 157 para copilotos. Esse aumento na demanda por profissionais reforça o crescimento do setor e a necessidade de novos talentos qualificados. Um dos fatores mais impactantes dessa movimentação no mercado é a redução da experiência mínima exigida para copilotos, que agora passa a ser de apenas 150 horas totais de voo. Essa mudança permite que pilotos em formação cheguem mais rápido ao mercado de trabalho, acelerando o início da carreira e abrindo portas para novas oportunidades. A carreira como piloto e comissário de voo A profissão de piloto comercial no Brasil exige formação técnica e licenças específicas, que podem ser obtidas por meio de cursos especializados. Os pilotos iniciam sua jornada com a formação de Piloto Privado (PPA), avançam para o Piloto Comercial (PCA) e podem seguir se especializando em habilitações como voo por instrumentos (IFR) e multimotor. Já os comissários de voo, além de garantirem a segurança e o conforto dos passageiros, desempenham um papel essencial na operação das aeronaves. Para ingressar na carreira, é muito importante a realização do curso de comissário de voo para aprender os conceitos fundamentais da carreira, como segurança de voo, emergências a bordo e sobrevivência na selva e mar. Um momento estratégico para iniciar a carreira A expansão do mercado e a flexibilização nos requisitos tornam este um momento ideal para investir na carreira aeronáutica. As companhias estão ampliando suas equipes e criando condições favoráveis para a contratação de novos profissionais. A EJ Escola de Aviação está preparada para auxiliar os futuros aviadores e comissários a alcançarem seus objetivos, oferecendo cursos de alta qualidade, entre em contato conosco para saber mais.
Temos o orgulho de anunciar que Juliana Fraschetti, piloto formada pela escola, ex-instrutora de acrobacia aérea e upset recovery integrante da Esquadrilha EJ, representará a EJ e o Brasil nos campeonatos de acrobacia aérea nos Estados Unidos em 2025. Com umas das melhores aeronaves acrobáticas já inventadas, Juliana hoje voa em um Extra 300. Desenvolvido na Alemanha, essa aeronave requer níveis avançados de técnica, habilidade e conhecimento, compatível com o que é exigido nas competições americanas. As competições aéreas americanas são consideradas algumas das mais importantes e tradicionais do mundo, atraindo pilotos de diversos países. Com reconhecimento internacional, as competições nos Estados Unidos são referência no cenário da acrobacia aérea. Nos próximos meses, Juliana participará das competições e seus resultados serão divulgados pela escola, vamos torcer juntos!
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
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