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A edição 2022 do Itápolis Airshow, evento aeronáutico organizado pelo Aeroclube de Itápolis e pela EJ Escola de Aeronáutica Civil, ocorrido agora, 1º de outubro, foi um sucesso de aviação e de público. Estiveram presentes os melhores pilotos de acrobacia aérea do Brasil.
O evento, considerado já tradicional na agenda aeronáutica nacional, teve o maior encontro de esquadrilhas civis na história do Show Aéreo brasileiro. Cinco estiveram presentes e fizeram suas apresentações. O dia começou com a esquadrilha da casa, a Esquadrilha Canarinho, utilizando três aeronaves Paulistinha de uso no dia-a-dia nos voos de instrução do Aeroclube de Itápolis. "Apesar de não ser uma esquadrilha acrobática, porque os Paulistinhas não são para este fim, é uma esquadrilha muito charmosa e chama muito atenção dos apaixonados pela aviação. Bom para iniciar o dia no clima", afirmou Josué Andrade, um dos pilotos da Canarinho.
As outras esquadrilhas que se apresentaram foram a FOX, formada por três aeronaves RV pilotadas por ex-militares da Força Aérea Brasileira, a Esquadrilha "Turma da Mônica", liderada pela Mônica Edo, voando T-6, incluindo aeronaves Extra-300 e RV, a Esquadrilha EJ, com dois Cessnas 152 e um Beagle, todos pertencentes à escola EJ, que além dos voos em formação, fazem acrobacias isoladas, além da estreante: a Esquadrilha Pitts, formada por três clássicos aviões biplanos acrobáticos. "A gente tinha pouco treino, então o objetivo era fazer um show que remetesse aos show de Pitts da década de 70, que ficasse bacana. Acho que conseguimos", afirmou Balila Anunciação, líder dos biplanos.
"O público gostou, os amigos gostaram. Lá de dentro estava muito divertido. Ou seja, a gente curtiu e foi dentro do esperado. A ideia agora é continuar", complementou.
Entre as acrobacias solo, o evento contou com características acrobáticas para todos os gostos, desde as acrobacias clássicas com os lendários T-6, aeronaves da Segunda Guerra Mundial, com duas apresentações isoladas, de Hernani Dippolito e Beto Bazaia, até aeronaves de alta performance de acrobacias avançadas, como o modelo One Design, pilotado por Gunar Armin, e modelos Extra-300, como os pilotados por Denis Schwarzenbeck e Lucas Yancovitz. Lucas é outra novidade na agenda acrobática nacional. Com apenas 19 anos, formado recentemente piloto na própria EJ, é proveniente de uma família de aviadores entusiastas pelas acrobacias e fez sua segunda apresentação de show aéreo.
Pilotos presentes:
Esquadrilha Canarinho - P56C
Filipe Rafaeli - Decatlhon
Denis - Extra 300
Mônica Edo - NA-T6
Bola Fly - Planador Grob
Beto Bazaia – T-6
Lucas Yancovitz - Extra 300
Gardenal – RV7
Christiano Oliveira – Pitts S-2B
Douglas Lourenço – RV7
Gunar Armin – DR-107
Otávio Kovács – K51
Balila Anunciação – Pitts S2A
Pedro Anunciação – Pitts S1C
Hernani Dippolito – NA-T6
Felipe Mencacci – Pitts S1S
Lídio Bertolini – DR 109
Esquadrilha EJ
Esquadrilha FOX – RVs
Links para mídias:
227 fotos no site do Aeroclube de Itápolis
Live completa no Canal Golf Oscar Romeu (9 horas)
Vídeos curtos já editados:
Clipe da festa (Instagram Bolafly)
Esquadrilha Turma da Mônica (Canal EJ)
Esquadrilha Fox (Canal EJ)
Esquadrilha Fox clipe (Instagram Fox)
Demonstração de combate a Incêndio (Instagram EJ)
T-6 Hangar 33 (Instagram EJ)
T-6 Hangar 33 e Turma da Mônica (Instagram Hangar 33)
Planador ACI/EJ - Bolafly (Canal Golf Oscar Romeu)
Esquadrilha EJ (Canal Golf Oscar Romeu)
Super Decathlon (Canal Filipe Rafaeli)
Looping do Planador (Instagram Aeroclube de Itápolis)
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Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
No dia 26 de abril, a cidade de Itápolis-SP será palco do Aero Music 2025, o maior festival aero musical do Brasil. Promovido pela EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, o evento une duas grandes paixões: a aviação e o rock, proporcionando um dia inteiro de acrobacias aéreas e shows ao vivo.Além de trazer ao público apresentações com alguns dos principais pilotos acrobáticos do país e bandas cover renomadas, o festival também se destaca por criar uma oportunidade especial para os alunos da EJ. Quem estuda na escola tem a chance de participar ativamente do evento como voluntário, ganhando não apenas experiência prática, mas também um grande contato com o mundo da aviação.Uma experiência que vai além da sala de aulaSer voluntário no Aero Music significa muito mais do que apenas cumprir um requisito acadêmico. Os alunos que se inscrevem para auxiliar no evento ajudaram em um grande festival, desenvolvendo habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e gestão de tempo . Essa vivência prática pode ser um diferencial, já que companhias aéreas e empresas do setor valorizam profissionais que demonstram proatividade e capacidade de liderança.Além disso, o festival é uma chance única de networking. Estar nos bastidores do evento permite que os alunos interajam com pilotos experientes e profissionais da aviação, abrindo portas para futuras oportunidades na carreira.A atmosfera do maior festival aero musical do paísO Aero Music não é apenas um evento de entretenimento, mas um marco na aviação brasileira. Nos últimos anos, o Brasil viu uma redução no número de eventos aéreos, apesar da importância dessas iniciativas para a formação e o crescimento do setor. Com essa proposta inovadora, a EJ reforça seu compromisso não apenas com a qualidade da formação aeronáutica, mas também com o fortalecimento da cultura da aviação no país.A estrutura do festival contará com exposição de aeronaves, lojas e estandes de marcas, além de transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar de qualquer lugar.Conecte-se com a aviação e a música, acesse a página do evento e saiba mais clicando aqui
O mercado da aviação brasileira apresenta grandes indícios de ascensão, criando um cenário altamente favorável para quem deseja ingressar na carreira aeronáutica. Recentemente, foram anunciadas 895 novas oportunidades de emprego, sendo 738 para comissários de voo e 157 para copilotos. Esse aumento na demanda por profissionais reforça o crescimento do setor e a necessidade de novos talentos qualificados. Um dos fatores mais impactantes dessa movimentação no mercado é a redução da experiência mínima exigida para copilotos, que agora passa a ser de apenas 150 horas totais de voo. Essa mudança permite que pilotos em formação cheguem mais rápido ao mercado de trabalho, acelerando o início da carreira e abrindo portas para novas oportunidades. A carreira como piloto e comissário de voo A profissão de piloto comercial no Brasil exige formação técnica e licenças específicas, que podem ser obtidas por meio de cursos especializados. Os pilotos iniciam sua jornada com a formação de Piloto Privado (PPA), avançam para o Piloto Comercial (PCA) e podem seguir se especializando em habilitações como voo por instrumentos (IFR) e multimotor. Já os comissários de voo, além de garantirem a segurança e o conforto dos passageiros, desempenham um papel essencial na operação das aeronaves. Para ingressar na carreira, é muito importante a realização do curso de comissário de voo para aprender os conceitos fundamentais da carreira, como segurança de voo, emergências a bordo e sobrevivência na selva e mar. Um momento estratégico para iniciar a carreira A expansão do mercado e a flexibilização nos requisitos tornam este um momento ideal para investir na carreira aeronáutica. As companhias estão ampliando suas equipes e criando condições favoráveis para a contratação de novos profissionais. A EJ Escola de Aviação está preparada para auxiliar os futuros aviadores e comissários a alcançarem seus objetivos, oferecendo cursos de alta qualidade, entre em contato conosco para saber mais.
Temos o orgulho de anunciar que Juliana Fraschetti, piloto formada pela escola, ex-instrutora de acrobacia aérea e upset recovery integrante da Esquadrilha EJ, representará a EJ e o Brasil nos campeonatos de acrobacia aérea nos Estados Unidos em 2025. Com umas das melhores aeronaves acrobáticas já inventadas, Juliana hoje voa em um Extra 300. Desenvolvido na Alemanha, essa aeronave requer níveis avançados de técnica, habilidade e conhecimento, compatível com o que é exigido nas competições americanas. As competições aéreas americanas são consideradas algumas das mais importantes e tradicionais do mundo, atraindo pilotos de diversos países. Com reconhecimento internacional, as competições nos Estados Unidos são referência no cenário da acrobacia aérea. Nos próximos meses, Juliana participará das competições e seus resultados serão divulgados pela escola, vamos torcer juntos!
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
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