EJ - Escola de Aviação Civil


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Curso Piloto Agrícola de Avião

Aeronave Pawnee utilizada na fase avançada do curso.


Com diversas opções existentes no mercado de trabalho da aviação, uma das áreas que muitos pilotos optam em seguir é da aviação agrícola. Para realização do curso o candidato deve ser titular de uma licença de piloto da categoria de aeronave para a qual a habilitação de piloto agrícola é requerida, com a habilitação correspondente à aeronave utilizada para a operação agrícola válida, no caso a habilitação de Monomotor.

Além disso o candidato deve ter completado, com aproveitamento, um curso teórico aprovado pela ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que venha a substituí-lo. O curso teórico é oferecido na EJ Escola de Aeronáutica com as matérias de Aspectos Históricos, Aspectos Econômicos, Segurança de Voo, Prevenção de Acidentes, Legislação Aeronáutica, Legislação do ministério da agricultura e do abastecimento, regulamentos de tráfego aéreo, produção agropecuária e Aeronaves.

Outra exigência para os candidatos é de ter sido aprovado, nos últimos 12 (doze) meses, em exame teórico da ANAC referente à habilitação de piloto agrícola referente à categoria de aeronave requerida, ter concluído, com aproveitamento, um curso prático de piloto agrícola, aprovado pela ANAC, para a categoria de aeronave correspondente à licença na qual será averbada a habilitação.

Segundo o Instrutor Marcelo Valério “ as manobras práticas do curso envolvem aproximações da área de operação, acelerações e desacelerações, deslocamentos com aeronave carregada, passagens de aplicação no eixo e altura estabelecidos, curvas de reversão em aplicação, execução de arremates de aplicação e procedimentos operacionais.

Marcelo ainda informa: “O candidato deve possuir 400 (quatrocentas) horas de voo totais, das quais, no mínimo, 200 (duzentas) horas de voo devem ter sido realizadas na categoria de aeronave para a qual é solicitada a habilitação, sendo, pelo menos, 100 (cem) dessas horas de voo como piloto em comando. Na fase inicial do treinamento o aluno inicia os voo na aeronave Citabria, uma aeronave convencional e biplace. Nessa fase os alunos irão realizar o treinamento de estol avançado e recuperação de parafusos. Após realizar os voos de adaptação de Citabria o aluno realiza voos solo nas aeronaves Pawnne e finaliza o treinamento na aeronave Ipanema, a aeronave mais utilizada atualmente nas empresas de aviação agrícola. No total o aluno realizará 31 horas de voo durante a sua formação.”

Nélio Pessanha , instrutor do curso de Piloto Agrícola afirma que “O treinamento de estol avançado e parafuso adotado pela EJ é muito importante para que o aluno identifique durante um procedimento de balão agrícola ou até mesmo durante o afastamento na aproximação e interceptações com o DGPS um possível estol a baixa altura , o que é muito perigoso. Realizamos esse treinamento em voo alto para que facilite a identificação da ocorrência e assim evitamos esse tipo de acontecimento.

O instrutora Beatriz Sacilotto explica que “durante o curso o sistema de DGPS é ensinado aos alunos e também usado sob uma programação para que o piloto passa monitorar toda a área de aplicação, no curso os alunos aprendem formatos de aplicação como back to back e carrossel, procedimentos muito utilizados atualmente. Os alunos são sempre treinados a operar o avião, mas também em garantir a qualidade da aplicação, por isso todo o nosso treinamento é realizado em uma Áreas com obstáculos para que o aluno possa aprender a lidar com esse tipo de cenário.


Departamento de Instrução de Piloto Agrícola EJ.

Publicado em 07/12/2019


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    Mural Informativo


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Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18