EJ - Escola de Aviação Civil


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Ele fez uma parte do EAD da cama do hospital depois de um queda de moto. 'Eu não tenho tempo', diz.

Victor em um de seus voos


Três filhos, dois meninos e uma menina recém nascida. Já tinha na cabeça o objetivo de aprender a pilotar, “por hobby”, enfatiza. Estava fazendo o EAD, Ensino a Distância do curso de Piloto Privado teórico da EJ. Um tombo de motocicleta, uma mão quebrada e queimaduras de asfalto. Na cama do hospital, entre visitas de médicos e trocas de curativos doloridos pelos enfermeiros, entre as pomadas, entre as visitas da esposa e dos filhos, Victor Sarfartis, 36 anos, resolveu fazer mais uma coisa: estudar. “eu estava na cama do hospital e fazendo o curso pelo celular”, conta rindo.

Ele está concluindo o curso de piloto privado, já solou e tem 40 horas de voo, faltam apenas seis para ele conquistar sua habilitação. É paulistano e desde criança gostou de aviões, mas a vida o levou para outros caminhos: formou-se em direito e atua como advogado. Agora, com a vida em uma correria frenética, mas estabilizada, decidiu que era hora de aprender a aviação.

Victor não teve nenhum parente piloto que o influenciasse, e seu entusiasmo renasceu com uma curiosidade que o acabou levando para simuladores caseiros de computador, o que virou um desafio, porque alguns aviões eram difíceis de pilotar, “comecei a me interessar pelo assunto”, explica.

Por recomendação de um amigo, procurou a EJ. “Entrei em contato e rapidamente entendi que existia o EAD, o que foi bom, porque não teria condição alguma de fazer o curso presencial, não tenho tempo”, comenta.

Victor fez todo o curso teórico de piloto privado em pouco menos de três meses, mesmo com o acidente e o nascimento da filha no intervalo, e passou na prova da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) na primeira tentativa. “O material é muito bom, me dedicava só a noite, depois que chegava do trabalho, fazia um determinado número de vídeos por dia, e nos fins de semana bombava”. E ele recomenda: “e você tem a possibilidade de utilizar os tutores, fluiu bem, eles respondem rápido”, diz.

“Para mim a questão da disciplina não foi problemática, acho que é do meu perfil, eu prefiro muito mais ter o curso na frente, os vídeos, onde decido se assisto agora, ou daqui meia hora. Tem gente que desanima, eu não”, conta Victor. Realmente, Victor não desanima.

E sobre ser advogado, paulistano, entre idas e vindas de reuniões, fóruns, sem família na aviação, como foi a reação deles ao dizer que queria ser piloto? “Para meus pais, eu ainda não contei. Eles iam ficar preocupados. Logo mais eu conto”, conta. E a esposa? “100%” (de apoio), explica.

Os filhos maiores? “Só falam disso”. “Só não consigo levar as crianças pro aeroporto quando vou voar porque não tem quem cuide de dois malucos correndo pra lá e pra cá e uma bebê chorando. A esposa não ia dar conta”, complementa sendo solidário.

A EJ dá parabéns a Victor por ter conseguido conciliar tudo junto ao mesmo tempo ao perseguir seu desejo de ser aviador. Toda a equipe EJ deseja bons e seguros voos, e convida para que Victor traga as crianças para conhecer os aviões, que a equipe EJ dará um jeito de ajudar a tomar conta dos futuros pilotos, porque é assim que começa.


Saiba mais sobre o EAD - Ensino a distância, da EJ.

Publicado em 21/11/2017


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


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    No dia 26 de abril, a cidade de Itápolis-SP será palco do Aero Music 2025, o maior festival aero musical do Brasil. Promovido pela EJ Escola de Aviação em parceria com o Aeroclube de Itápolis, o evento une duas grandes paixões: a aviação e o rock, proporcionando um dia inteiro de acrobacias aéreas e shows ao vivo.Além de trazer ao público apresentações com alguns dos principais pilotos acrobáticos do país e bandas cover renomadas, o festival também se destaca por criar uma oportunidade especial para os alunos da EJ. Quem estuda na escola tem a chance de participar ativamente do evento como voluntário, ganhando não apenas experiência prática, mas também um grande contato com o mundo da aviação.Uma experiência que vai além da sala de aulaSer voluntário no Aero Music significa muito mais do que apenas cumprir um requisito acadêmico. Os alunos que se inscrevem para auxiliar no evento ajudaram em um grande festival, desenvolvendo habilidades essenciais como trabalho em equipe, comunicação e gestão de tempo . Essa vivência prática pode ser um diferencial, já que companhias aéreas e empresas do setor valorizam profissionais que demonstram proatividade e capacidade de liderança.Além disso, o festival é uma chance única de networking. Estar nos bastidores do evento permite que os alunos interajam com pilotos experientes e profissionais da aviação, abrindo portas para futuras oportunidades na carreira.A atmosfera do maior festival aero musical do paísO Aero Music não é apenas um evento de entretenimento, mas um marco na aviação brasileira. Nos últimos anos, o Brasil viu uma redução no número de eventos aéreos, apesar da importância dessas iniciativas para a formação e o crescimento do setor. Com essa proposta inovadora, a EJ reforça seu compromisso não apenas com a qualidade da formação aeronáutica, mas também com o fortalecimento da cultura da aviação no país.A estrutura do festival contará com exposição de aeronaves, lojas e estandes de marcas, além de transmissão ao vivo para quem quiser acompanhar de qualquer lugar.Conecte-se com a aviação e a música, acesse a página do evento e saiba mais clicando aqui

  • A aviação brasileira decola: mais 900 vagas anunciadas e requisitos facilitados para novos profissionais

    O mercado da aviação brasileira apresenta grandes indícios de ascensão, criando um cenário altamente favorável para quem deseja ingressar na carreira aeronáutica. Recentemente, foram anunciadas 895 novas oportunidades de emprego, sendo 738 para comissários de voo e 157 para copilotos. Esse aumento na demanda por profissionais reforça o crescimento do setor e a necessidade de novos talentos qualificados. Um dos fatores mais impactantes dessa movimentação no mercado é a redução da experiência mínima exigida para copilotos, que agora passa a ser de apenas 150 horas totais de voo. Essa mudança permite que pilotos em formação cheguem mais rápido ao mercado de trabalho, acelerando o início da carreira e abrindo portas para novas oportunidades. A carreira como piloto e comissário de voo A profissão de piloto comercial no Brasil exige formação técnica e licenças específicas, que podem ser obtidas por meio de cursos especializados. Os pilotos iniciam sua jornada com a formação de Piloto Privado (PPA), avançam para o Piloto Comercial (PCA) e podem seguir se especializando em habilitações como voo por instrumentos (IFR) e multimotor. Já os comissários de voo, além de garantirem a segurança e o conforto dos passageiros, desempenham um papel essencial na operação das aeronaves. Para ingressar na carreira, é muito importante a realização do curso de comissário de voo para aprender os conceitos fundamentais da carreira, como segurança de voo, emergências a bordo e sobrevivência na selva e mar. Um momento estratégico para iniciar a carreira A expansão do mercado e a flexibilização nos requisitos tornam este um momento ideal para investir na carreira aeronáutica. As companhias estão ampliando suas equipes e criando condições favoráveis para a contratação de novos profissionais. A EJ Escola de Aviação está preparada para auxiliar os futuros aviadores e comissários a alcançarem seus objetivos, oferecendo cursos de alta qualidade, entre em contato conosco para saber mais.

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    Temos o orgulho de anunciar que Juliana Fraschetti, piloto formada pela escola, ex-instrutora de acrobacia aérea e upset recovery integrante da Esquadrilha EJ, representará a EJ e o Brasil nos campeonatos de acrobacia aérea nos Estados Unidos em 2025. Com umas das melhores aeronaves acrobáticas já inventadas, Juliana hoje voa em um Extra 300. Desenvolvido na Alemanha, essa aeronave requer níveis avançados de técnica, habilidade e conhecimento, compatível com o que é exigido nas competições americanas. As competições aéreas americanas são consideradas algumas das mais importantes e tradicionais do mundo, atraindo pilotos de diversos países. Com reconhecimento internacional, as competições nos Estados Unidos são referência no cenário da acrobacia aérea. Nos próximos meses, Juliana participará das competições e seus resultados serão divulgados pela escola, vamos torcer juntos!

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18