Notícias
Aluno e instrutor durante voo de Cessna 172 com Painel Glass Cockpit Garmin G1000
A EJ Escola de Aeronáutica incluiu no currículo dos cursos de Piloto Comercial e Voo por Instrumentos o sistema RNAV - Rotas de Navegação Área, que está sendo implantando mundialmente, pela ICAO - International Civil Aviation Organization. O sistema nada mais é que um modo de navegação ponto a ponto, onde as aeronaves não necessariamente precisam passar por aerovias sobre estações de radionavegação, o que melhora a segurança e gera economia de combustível. O RNAV é cada vez mais solicitado pelo mercado.
A EJ passa a oferecer o treinamento prático para a habilitação RNAV em seus nove Cessnas 172 com painel Glass Cockpit Garmin G1000 e em duas aeronaves bimotoras: um Seneca II e um Seneca III, equipados com sistemas GNS 530. “Neste ponto, reconhecemos que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) manteve um contato próximo com a comunidade aeronáutica e nos ouviu, desburocratizando os procedimentos para incluirmos isso em nosso currículo do curso. Assim deixamos nossos alunos ainda mais preparados para serem pilotos profissionais e seguirem em sua carreira”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Tudo isso facilita a transição para a linha aérea, assim nossos alunos chegam lá familiarizados, e sobra mais espaço para que se concentrem nas coisas novas”, complementa Andrade.
O que é o RNAV
O sistema de navegação é conhecido como PBN - Performance Based Navitation, no qual há rotas de dois tipos: RNAV - Area Navigation e RNP - Required Navigation Performance. Nestes métodos a montagem dos procedimentos e rotas baseiam-se na performance de cada equipamento, além de ser uma forma de reduzir os custos ele reduz, por exemplo, o impacto do ruído das aeronaves sobre as cidades. Antes do PBN, as rotas eram todas baseadas nos sistemas de rádio, e os aviões eram obrigados a seguir exatamente esses corredores pré-definidos por estações radionavegação, a partir do chão.
Agora, com este sistema, a navegação nos aviões pequenos e executivos, além dos grandes jatos comerciais já devidamente implantados, passam a contar com o GPS e softwares avançados como o principal apoio neste voo ponto a ponto. “O sistema RNAV tem suas particularidades, com níveis de precisão de cada tipo de equipamento e o requerido para cada tipo de procedimento, como o de uma aproximação por instrumentos, por exemplo”, explica João Paulo Amado, instrutor da EJ.
“O que é comum hoje em dia é a aproximação em que o começo dele é RNAV, e quando entra-se na final, muda-se o painel para o ILS (Instrument Landing System). E no caso de uma arremetida, troca-se novamente para o sistema RNAV, onde o avião pode fazer uma saída com menor impacto de ruído na cidade e economia”, diz Josué Andrade.
Necessidades do mercado
Os conhecimentos em RNAV são agora oferecidos aos alunos que fazem o curso de Piloto Comercial, deixando os alunos mais familiarizados para o que encontrarão na aviação de linha aérea e executiva. Além disso, os procedimentos RNAV e PBN são também agora oferecidos aos pilotos que já atuam no mercado e buscam uma atualização. “Um piloto que já atua em um King Air, por exemplo, pode fazer conosco o curso teórico rápido, e durante seu recheque de Multi/IFR, fazer procedimentos RNAV em nosso Seneca. Assim ele já sai habilitado nos procedimentos além do tipo de aeronave, e economiza, porque a hora de Seneca é mais barata que a de um King Air”, diz Gustavo Gorni, chefe de instrução da EJ. “Nossa equipe está preparada para atender necessidades específicas, caso a caso”, complementa Gorni.
“A implantação do RNAV prático faz parte de nosso constante investimento em melhoria do currículo dos alunos, aproveitamento máximo de equipamentos e segurança de voo. Este é mais um item que nos adiantamos perante ao currículo exigido para formação de um piloto comercial pela ANAC”, conclui Renan Rocha, diretor administrativo da EJ Jundiaí.
Vídeo: tour pelo campus itápolis
Vídeo
Mural Informativo
A EJ acaba de concluir a reforma na estrutura da base em Americana-SP, reforçando seu compromisso com a excelência no ensino e com a expansão do acesso à formação de pilotos. A reforma da infraestrutura vem acompanhada de um plano de crescimento da frota local, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior por treinamento prático de qualidade na região.Localizada estrategicamente próxima à capital paulista, a base de Americana é uma excelente opção para quem busca facilidade de acesso, sem abrir mão da tradição e do alto padrão de ensino que são marcas registradas da EJ. Agora, com a estrutura renovada, os alunos encontram um ambiente ainda mais confortável e eficiente para a realização de seus treinamentos.Treinamento com simuladores e aeronavesNa base de Americana, os alunos realizam o treinamento prático essencial, tanto em aeronaves quanto em simuladores homologados. A operação é conduzida por uma equipe qualificada e experiente, garantindo que cada etapa do processo formativo ocorra com foco na segurança, na padronização e no desenvolvimento profissional dos futuros pilotos.Alojamentos integrados para mais comodidadeSabemos que a rotina de quem sonha em voar exige dedicação e tempo. Por isso, a base também conta com alojamentos integrados, oferecendo mais comodidade para os alunos que vêm de outras cidades ou estados. Assim, o aluno pode focar totalmente em sua formação, com o suporte completo da infraestrutura EJ.Plano de expansãoA expansão da frota na base de Americana já está em planejamento e reforça o propósito da EJ de proporcionar uma formação ainda mais acessível e eficiente. Acreditamos que democratizar o acesso à formação de pilotos, sem perder a qualidade e a exigência técnica, é essencial para atender às demandas do mercado atual.A base de Americana está pronta para receber você, com o mesmo padrão EJ que já formou mais de 10 mil pilotos. Clique e venha conhecer nossa estrutura para dar o próximo passo rumo à sua carreira na aviação.
A EJ Faculdade recebeu, na unidade de Itápolis, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Valentim Gentil, localizada na região. A visita faz parte do plano de ações sociais da instituição, que tem como objetivo aproximar jovens da aviação, promover novas oportunidades e contribuir com o desenvolvimento da comunidade local.Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da EJ Faculdade, incluindo salas de aula, oficinas de manutenção aeronáutica, aeronaves de instrução e também aeronaves agrícolas. A iniciativa permitiu que os visitantes compreendessem melhor o funcionamento de uma escola de aviação e os diversos caminhos profissionais possíveis dentro do setor.A recepção foi organizada com o apoio dos próprios alunos da EJ Faculdade, que participaram ativamente da condução das atividades, auxiliando na apresentação dos ambientes e compartilhando suas experiências na formação aeronáutica. Essa interação proporcionou um ambiente acolhedor e inspirador para os jovens visitantes.A ação reafirma o compromisso da EJ Faculdade com a responsabilidade social e a educação transformadora. Por meio de projetos como este, a instituição reforça seu papel não apenas na formação de profissionais altamente capacitados, mas também na construção de uma sociedade mais acessível e igualitária.
Entre os dias 27 e 29 de março, a cidade de Keystone Heights, nos Estados Unidos, sediou o Snowbird 2025, um campeonato internacional de acrobacia aérea que reuniu grandes pilotos acrobáticos. Na categoria Intermediária, a piloto brasileira Juliana Fraschetti representou a EJ – Escola de Aviação, a bordo do Extra 300. Com um número estimado de 25 competidores, o evento foi uma verdadeira exibição de habilidade e precisão nos céus americanos.E a dedicação de Juliana resultou em uma grande conquista, o primeiro lugar na categoria. Com técnica refinada e um desempenho impecável, a piloto brilhou entre os competidores e trouxe o título para o Brasil e para a EJ.Juliana Fraschetti se destacou na acrobacia aérea por sua determinação e excelência. Sua formação na EJ foi fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades, e sua atuação como membro da Esquadrilha EJ consolidou sua experiência no cenário da acrobacia aérea.O Snowbird é sancionado pelo International Aerobatic Club (IAC), organização fundada em 1970 e reconhecida mundialmente pela promoção da acrobacia aérea. Seguindo um rigoroso padrão de avaliação, a competição exige dos pilotos precisão e controle absoluto sobre suas aeronaves, tornando a vitória de Juliana ainda mais significativa.Mais do que um título, essa conquista simboliza a força da aviação brasileira e das mulheres no esporte. Juliana demonstrou que talento, dedicação e treinamento de qualidade podem levar a resultados extraordinários. A EJ se orgulha de apoiar seus pilotos na busca por novos desafios e parabeniza Juliana por essa brilhante vitória!Que esse seja apenas o começo de uma trajetória repleta de grandes feitos para Juliana e para todos que acreditam no potencial da acrobacia aérea no Brasil.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310