EJ - Escola de Aviação Civil


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A EJ é a primeira escola de aviação no país a oferecer o treinamento prático de RNAV

Aluno e instrutor durante voo de Cessna 172 com Painel Glass Cockpit Garmin G1000


A EJ Escola de Aeronáutica incluiu no currículo dos cursos de Piloto Comercial e Voo por Instrumentos o sistema RNAV - Rotas de Navegação Área, que está sendo implantando mundialmente, pela ICAO - International Civil Aviation Organization. O sistema nada mais é que um modo de navegação ponto a ponto, onde as aeronaves não necessariamente precisam passar por aerovias sobre estações de radionavegação, o que melhora a segurança e gera economia de combustível. O RNAV é cada vez mais solicitado pelo mercado.

A EJ passa a oferecer o treinamento prático para a habilitação RNAV em seus nove Cessnas 172 com painel Glass Cockpit Garmin G1000 e em duas aeronaves bimotoras: um Seneca II e um Seneca III, equipados com sistemas GNS 530. “Neste ponto, reconhecemos que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) manteve um contato próximo com a comunidade aeronáutica e nos ouviu, desburocratizando os procedimentos para incluirmos isso em nosso currículo do curso. Assim deixamos nossos alunos ainda mais preparados para serem pilotos profissionais e seguirem em sua carreira”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Tudo isso facilita a transição para a linha aérea, assim nossos alunos chegam lá familiarizados, e sobra mais espaço para que se concentrem nas coisas novas”, complementa Andrade.

O que é o RNAV
O sistema de navegação é conhecido como PBN - Performance Based Navitation, no qual há rotas de dois tipos: RNAV - Area Navigation e RNP - Required Navigation Performance. Nestes métodos a montagem dos procedimentos e rotas baseiam-se na performance de cada equipamento, além de ser uma forma de reduzir os custos ele reduz, por exemplo, o impacto do ruído das aeronaves sobre as cidades. Antes do PBN, as rotas eram todas baseadas nos sistemas de rádio, e os aviões eram obrigados a seguir exatamente esses corredores pré-definidos por estações radionavegação, a partir do chão.

Agora, com este sistema, a navegação nos aviões pequenos e executivos, além dos grandes jatos comerciais já devidamente implantados, passam a contar com o GPS e softwares avançados como o principal apoio neste voo ponto a ponto. “O sistema RNAV tem suas particularidades, com níveis de precisão de cada tipo de equipamento e o requerido para cada tipo de procedimento, como o de uma aproximação por instrumentos, por exemplo”, explica João Paulo Amado, instrutor da EJ.

“O que é comum hoje em dia é a aproximação em que o começo dele é RNAV, e quando entra-se na final, muda-se o painel para o ILS (Instrument Landing System). E no caso de uma arremetida, troca-se novamente para o sistema RNAV, onde o avião pode fazer uma saída com menor impacto de ruído na cidade e economia”, diz Josué Andrade.

Necessidades do mercado
Os conhecimentos em RNAV são agora oferecidos aos alunos que fazem o curso de Piloto Comercial, deixando os alunos mais familiarizados para o que encontrarão na aviação de linha aérea e executiva. Além disso, os procedimentos RNAV e PBN são também agora oferecidos aos pilotos que já atuam no mercado e buscam uma atualização. “Um piloto que já atua em um King Air, por exemplo, pode fazer conosco o curso teórico rápido, e durante seu recheque de Multi/IFR, fazer procedimentos RNAV em nosso Seneca. Assim ele já sai habilitado nos procedimentos além do tipo de aeronave, e economiza, porque a hora de Seneca é mais barata que a de um King Air”, diz Gustavo Gorni, chefe de instrução da EJ. “Nossa equipe está preparada para atender necessidades específicas, caso a caso”, complementa Gorni.

“A implantação do RNAV prático faz parte de nosso constante investimento em melhoria do currículo dos alunos, aproveitamento máximo de equipamentos e segurança de voo. Este é mais um item que nos adiantamos perante ao currículo exigido para formação de um piloto comercial pela ANAC”, conclui Renan Rocha, diretor administrativo da EJ Jundiaí.

Publicado em 23/10/2017


Vídeo: tour pelo campus itápolis

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    Mural Informativo


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    A EJ acaba de concluir a reforma na estrutura da base em Americana-SP, reforçando seu compromisso com a excelência no ensino e com a expansão do acesso à formação de pilotos. A reforma da infraestrutura vem acompanhada de um plano de crescimento da frota local, com o objetivo de atender a uma demanda cada vez maior por treinamento prático de qualidade na região.Localizada estrategicamente próxima à capital paulista, a base de Americana é uma excelente opção para quem busca facilidade de acesso, sem abrir mão da tradição e do alto padrão de ensino que são marcas registradas da EJ. Agora, com a estrutura renovada, os alunos encontram um ambiente ainda mais confortável e eficiente para a realização de seus treinamentos.Treinamento com simuladores e aeronavesNa base de Americana, os alunos realizam o treinamento prático essencial, tanto em aeronaves quanto em simuladores homologados. A operação é conduzida por uma equipe qualificada e experiente, garantindo que cada etapa do processo formativo ocorra com foco na segurança, na padronização e no desenvolvimento profissional dos futuros pilotos.Alojamentos integrados para mais comodidadeSabemos que a rotina de quem sonha em voar exige dedicação e tempo. Por isso, a base também conta com alojamentos integrados, oferecendo mais comodidade para os alunos que vêm de outras cidades ou estados. Assim, o aluno pode focar totalmente em sua formação, com o suporte completo da infraestrutura EJ.Plano de expansãoA expansão da frota na base de Americana já está em planejamento e reforça o propósito da EJ de proporcionar uma formação ainda mais acessível e eficiente. Acreditamos que democratizar o acesso à formação de pilotos, sem perder a qualidade e a exigência técnica, é essencial para atender às demandas do mercado atual.A base de Americana está pronta para receber você, com o mesmo padrão EJ que já formou mais de 10 mil pilotos. Clique e venha conhecer nossa estrutura para dar o próximo passo rumo à sua carreira na aviação.

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    A EJ Faculdade recebeu, na unidade de Itápolis, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Valentim Gentil, localizada na região. A visita faz parte do plano de ações sociais da instituição, que tem como objetivo aproximar jovens da aviação, promover novas oportunidades e contribuir com o desenvolvimento da comunidade local.Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a estrutura da EJ Faculdade, incluindo salas de aula, oficinas de manutenção aeronáutica, aeronaves de instrução e também aeronaves agrícolas. A iniciativa permitiu que os visitantes compreendessem melhor o funcionamento de uma escola de aviação e os diversos caminhos profissionais possíveis dentro do setor.A recepção foi organizada com o apoio dos próprios alunos da EJ Faculdade, que participaram ativamente da condução das atividades, auxiliando na apresentação dos ambientes e compartilhando suas experiências na formação aeronáutica. Essa interação proporcionou um ambiente acolhedor e inspirador para os jovens visitantes.A ação reafirma o compromisso da EJ Faculdade com a responsabilidade social e a educação transformadora. Por meio de projetos como este, a instituição reforça seu papel não apenas na formação de profissionais altamente capacitados, mas também na construção de uma sociedade mais acessível e igualitária.

  • Piloto EJ Juliana Fraschetti vence campeonato de acrobacia nos EUA.

    Entre os dias 27 e 29 de março, a cidade de Keystone Heights, nos Estados Unidos, sediou o Snowbird 2025, um campeonato internacional de acrobacia aérea que reuniu grandes pilotos acrobáticos. Na categoria Intermediária, a piloto brasileira Juliana Fraschetti representou a EJ – Escola de Aviação, a bordo do Extra 300. Com um número estimado de 25 competidores, o evento foi uma verdadeira exibição de habilidade e precisão nos céus americanos.E a dedicação de Juliana resultou em uma grande conquista, o primeiro lugar na categoria. Com técnica refinada e um desempenho impecável, a piloto brilhou entre os competidores e trouxe o título para o Brasil e para a EJ.Juliana Fraschetti se destacou na acrobacia aérea por sua determinação e excelência. Sua formação na EJ foi fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades, e sua atuação como membro da Esquadrilha EJ consolidou sua experiência no cenário da acrobacia aérea.O Snowbird é sancionado pelo International Aerobatic Club (IAC), organização fundada em 1970 e reconhecida mundialmente pela promoção da acrobacia aérea. Seguindo um rigoroso padrão de avaliação, a competição exige dos pilotos precisão e controle absoluto sobre suas aeronaves, tornando a vitória de Juliana ainda mais significativa.Mais do que um título, essa conquista simboliza a força da aviação brasileira e das mulheres no esporte. Juliana demonstrou que talento, dedicação e treinamento de qualidade podem levar a resultados extraordinários. A EJ se orgulha de apoiar seus pilotos na busca por novos desafios e parabeniza Juliana por essa brilhante vitória!Que esse seja apenas o começo de uma trajetória repleta de grandes feitos para Juliana e para todos que acreditam no potencial da acrobacia aérea no Brasil.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18