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Aluno e instrutor durante voo de Cessna 172 com Painel Glass Cockpit Garmin G1000
A EJ Escola de Aeronáutica incluiu no currículo dos cursos de Piloto Comercial e Voo por Instrumentos o sistema RNAV - Rotas de Navegação Área, que está sendo implantando mundialmente, pela ICAO - International Civil Aviation Organization. O sistema nada mais é que um modo de navegação ponto a ponto, onde as aeronaves não necessariamente precisam passar por aerovias sobre estações de radionavegação, o que melhora a segurança e gera economia de combustível. O RNAV é cada vez mais solicitado pelo mercado.
A EJ passa a oferecer o treinamento prático para a habilitação RNAV em seus nove Cessnas 172 com painel Glass Cockpit Garmin G1000 e em duas aeronaves bimotoras: um Seneca II e um Seneca III, equipados com sistemas GNS 530. “Neste ponto, reconhecemos que a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) manteve um contato próximo com a comunidade aeronáutica e nos ouviu, desburocratizando os procedimentos para incluirmos isso em nosso currículo do curso. Assim deixamos nossos alunos ainda mais preparados para serem pilotos profissionais e seguirem em sua carreira”, diz Josué Andrade, diretor da EJ. “Tudo isso facilita a transição para a linha aérea, assim nossos alunos chegam lá familiarizados, e sobra mais espaço para que se concentrem nas coisas novas”, complementa Andrade.
O que é o RNAV
O sistema de navegação é conhecido como PBN - Performance Based Navitation, no qual há rotas de dois tipos: RNAV - Area Navigation e RNP - Required Navigation Performance. Nestes métodos a montagem dos procedimentos e rotas baseiam-se na performance de cada equipamento, além de ser uma forma de reduzir os custos ele reduz, por exemplo, o impacto do ruído das aeronaves sobre as cidades. Antes do PBN, as rotas eram todas baseadas nos sistemas de rádio, e os aviões eram obrigados a seguir exatamente esses corredores pré-definidos por estações radionavegação, a partir do chão.
Agora, com este sistema, a navegação nos aviões pequenos e executivos, além dos grandes jatos comerciais já devidamente implantados, passam a contar com o GPS e softwares avançados como o principal apoio neste voo ponto a ponto. “O sistema RNAV tem suas particularidades, com níveis de precisão de cada tipo de equipamento e o requerido para cada tipo de procedimento, como o de uma aproximação por instrumentos, por exemplo”, explica João Paulo Amado, instrutor da EJ.
“O que é comum hoje em dia é a aproximação em que o começo dele é RNAV, e quando entra-se na final, muda-se o painel para o ILS (Instrument Landing System). E no caso de uma arremetida, troca-se novamente para o sistema RNAV, onde o avião pode fazer uma saída com menor impacto de ruído na cidade e economia”, diz Josué Andrade.
Necessidades do mercado
Os conhecimentos em RNAV são agora oferecidos aos alunos que fazem o curso de Piloto Comercial, deixando os alunos mais familiarizados para o que encontrarão na aviação de linha aérea e executiva. Além disso, os procedimentos RNAV e PBN são também agora oferecidos aos pilotos que já atuam no mercado e buscam uma atualização. “Um piloto que já atua em um King Air, por exemplo, pode fazer conosco o curso teórico rápido, e durante seu recheque de Multi/IFR, fazer procedimentos RNAV em nosso Seneca. Assim ele já sai habilitado nos procedimentos além do tipo de aeronave, e economiza, porque a hora de Seneca é mais barata que a de um King Air”, diz Gustavo Gorni, chefe de instrução da EJ. “Nossa equipe está preparada para atender necessidades específicas, caso a caso”, complementa Gorni.
“A implantação do RNAV prático faz parte de nosso constante investimento em melhoria do currículo dos alunos, aproveitamento máximo de equipamentos e segurança de voo. Este é mais um item que nos adiantamos perante ao currículo exigido para formação de um piloto comercial pela ANAC”, conclui Renan Rocha, diretor administrativo da EJ Jundiaí.
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Mural Informativo
Dando continuidade ao seu plano de modernização e apoio à formação dos futuros pilotos, a EJ acaba de fechar parceria com a NexAtlas, plataforma líder em planejamento de voo digital no Brasil. A ferramenta já é utilizada por milhares de pilotos em todo o país e agora passa a fazer parte do dia a dia dos alunos e instrutores da EJ. A parceria permite que os instrutores da escola tenham acesso gratuito à plataforma para utilização durante os voos de instrução e nos briefings, promovendo mais padronização, agilidade e qualidade na formação. Já os alunos contam com um desconto exclusivo de 50% no plano de assinatura semestral, facilitando o acesso à tecnologia que já é padrão no mercado. A NexAtlas reúne mais de 10 anos de experiência e já contabiliza mais de 3 milhões de planejamentos de voo realizados. A plataforma oferece cartas aeronáuticas atualizadas, planejamento e navegação offline, meteorologia integrada e cálculos automáticos de rota e tempo de voo — tudo em um único ambiente. “A parceria com a NexAtlas reforça o compromisso da EJ com uma formação moderna, conectada à realidade da aviação atual. Nossos alunos já saem preparados para utilizar ferramentas que fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional”, destaca a direção da escola. Com essa nova parceria, a EJ segue ampliando os recursos à disposição dos alunos e fortalecendo seu papel como referência nacional na formação de pilotos. Já é aluno EJ e quer usufruir do benefício? Clique aqui.
A EJ concluiu mais uma etapa do seu plano de modernização: todos os diários de bordo das aeronaves da escola agora são digitais. A transição foi feita em parceria com a Plane it, empresa pioneira na digitalização de diários de bordo homologados pela ANAC, e já está totalmente implementada em todas as bases da EJ. Antes da mudança definitiva, os novos diários passaram por um período de testes e adaptação, em que alunos, instrutores e equipe técnica puderam se familiarizar com a plataforma. Com os resultados positivos e a validação operacional, o sistema digital já está oficialmente em uso na escola. A adoção do modelo digital traz uma série de benefícios para a rotina de voo e manutenção, como a minimização de erros, a padronização das informações e a confiabilidade dos registros. A tecnologia da Plane it permite preenchimento rápido e seguro, com validações automáticas e integração com a agenda de manutenção das aeronaves. Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, facilitando o acompanhamento por parte da coordenação, dos instrutores e dos próprios alunos. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência nas informações e maior eficiência na gestão da frota. “A digitalização dos nossos diários de bordo reforça nosso compromisso com a segurança, a organização e a excelência. É uma evolução que acompanha a tecnologia e coloca a EJ, mais uma vez, na vanguarda da formação aeronáutica”, destaca a direção da escola. Com essa iniciativa, a EJ reafirma seu compromisso com a inovação, oferecendo uma formação cada vez mais conectada com as exigências do mercado e com os avanços da aviação moderna.
Dia 30/05/2025, os alunos da EJ Faculdade receberam os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Moraes Barros, em uma visita especial que proporcionou aos jovens um contato direto com o mundo da aviação.Durante a experiência, os estudantes foram recepcionados pelos alunos da EJ participaram de uma apresentação sobre a carreira de piloto, os cursos oferecidos pela EJ e o funcionamento da escola. Eles também puderam conhecer a estrutura da base, visitar salas de aula, simuladores, oficina e até entrar em aeronaves utilizadas na formação prática dos alunos.A atividade faz parte do esforço contínuo da EJ em aproximar a aviação de novos públicos, inspirando futuros profissionais e mostrando que a carreira de piloto está ao alcance de quem sonha alto e se dedica.A visita foi marcada por curiosidade, entusiasmo e muitos registros. A EJ agradece à Escola Moraes Barros pela parceria e reafirma seu compromisso com a educação e o incentivo às novas gerações.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
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