EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Mulheres avançam no mercado da aviação.

Aluna Juliana Fávaro Bilia


Elas não são grandes nem fortes fisicamente. São pequenas, discretas e delicadas. Não se esquecem do batom e, com unhas caprichosamente pintadas, seguram com mãos firmes um Boeing de até 79 toneladas. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), mostram que a procura pela aviação tem sido muito grande por mulheres.

"Voar é uma sensação de liberdade, o fato de estar no controle é uma sensação indescritível", diz a aluna do curso de Piloto Comercial Juliana Fávaro Bilia, sobre seu primeiro voo solo.

A aluna Juliana Fávaro Bilia, 21 anos, de Mogi das Cruzes - SP, começou a gostar de aviação depois que conheceu um amigo da família que trabalha como piloto em uma companhia aérea. A partir daí, foi se interessando mais e mais pela profissão e decidiu então se tornar piloto. Contou que seus pais apoiaram desde o primeiro momento em que tomou a decisão, hoje está concluindo o curso de Piloto Comercial e pretende concluir o MLTE, IFR e INVA.
Juliana disse que pesquisou na internet e com alguns amigos qual seria a melhor escola para estudar, então escolheu a EJ, pois a escola tem uma ótima estrutura, a maior frota de aviões, o que facilita o agendamento de voo, os alojamentos são confortáveis, a área de lazer é muito boa, o ensino excelente e os instrutores são ótimos. Sobre nosso sistema de escala de voos, disse que é muito interessante, pois é igual ao de uma grande companhia aérea, o que já os prepara para o mercado de trabalho.

"Agradeço a todos os meus intrutores, e principalmente aos meus pais que sempre acreditaram e apoiaram a minha profissão."

História

A primeira mulher no mundo a receber licença para pilotar um avião foi Raymond de Laroche, em 1910. Foi também a primeira mulher a fazer um voo solo, em Paris, no mesmo ano. Desde então, mulheres apaixonadas por aviação passaram a ingressar no mercado.

Na Gol, a primeira mulher a chegar ao posto de comandante foi Elisa Rossi, em 2007. Em agosto, a companhia promoveu mais duas copilotos ao comando de jatos.

Na Força Aérea Brasileira, a primeira oficial aviadora se formou em 2006. Hoje, a FAB conta com 22 mulheres no comando de suas aeronaves pelo Brasil, grande parte tem nas mãos aeronaves de grande porte que atuam no transporte de tropas e na busca e salvamento.

Publicado em 01/03/2012


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • EJ firma parceria com a NexAtlas e oferece benefícios aos alunos e instrutores

    Dando continuidade ao seu plano de modernização e apoio à formação dos futuros pilotos, a EJ acaba de fechar parceria com a NexAtlas, plataforma líder em planejamento de voo digital no Brasil. A ferramenta já é utilizada por milhares de pilotos em todo o país e agora passa a fazer parte do dia a dia dos alunos e instrutores da EJ. A parceria permite que os instrutores da escola tenham acesso gratuito à plataforma para utilização durante os voos de instrução e nos briefings, promovendo mais padronização, agilidade e qualidade na formação. Já os alunos contam com um desconto exclusivo de 50% no plano de assinatura semestral, facilitando o acesso à tecnologia que já é padrão no mercado. A NexAtlas reúne mais de 10 anos de experiência e já contabiliza mais de 3 milhões de planejamentos de voo realizados. A plataforma oferece cartas aeronáuticas atualizadas, planejamento e navegação offline, meteorologia integrada e cálculos automáticos de rota e tempo de voo — tudo em um único ambiente. “A parceria com a NexAtlas reforça o compromisso da EJ com uma formação moderna, conectada à realidade da aviação atual. Nossos alunos já saem preparados para utilizar ferramentas que fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional”, destaca a direção da escola. Com essa nova parceria, a EJ segue ampliando os recursos à disposição dos alunos e fortalecendo seu papel como referência nacional na formação de pilotos. Já é aluno EJ e quer usufruir do benefício? Clique aqui.

  • EJ adota diários de bordo digitais com a Plane it e dá mais um passo na modernização da escola

    A EJ concluiu mais uma etapa do seu plano de modernização: todos os diários de bordo das aeronaves da escola agora são digitais. A transição foi feita em parceria com a Plane it, empresa pioneira na digitalização de diários de bordo homologados pela ANAC, e já está totalmente implementada em todas as bases da EJ. Antes da mudança definitiva, os novos diários passaram por um período de testes e adaptação, em que alunos, instrutores e equipe técnica puderam se familiarizar com a plataforma. Com os resultados positivos e a validação operacional, o sistema digital já está oficialmente em uso na escola. A adoção do modelo digital traz uma série de benefícios para a rotina de voo e manutenção, como a minimização de erros, a padronização das informações e a confiabilidade dos registros. A tecnologia da Plane it permite preenchimento rápido e seguro, com validações automáticas e integração com a agenda de manutenção das aeronaves. Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, facilitando o acompanhamento por parte da coordenação, dos instrutores e dos próprios alunos. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência nas informações e maior eficiência na gestão da frota. “A digitalização dos nossos diários de bordo reforça nosso compromisso com a segurança, a organização e a excelência. É uma evolução que acompanha a tecnologia e coloca a EJ, mais uma vez, na vanguarda da formação aeronáutica”, destaca a direção da escola. Com essa iniciativa, a EJ reafirma seu compromisso com a inovação, oferecendo uma formação cada vez mais conectada com as exigências do mercado e com os avanços da aviação moderna.

  • EJ recebe alunos do Ensino Médio para um dia de visitação

    Dia 30/05/2025, os alunos da EJ Faculdade receberam os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Moraes Barros, em uma visita especial que proporcionou aos jovens um contato direto com o mundo da aviação.Durante a experiência, os estudantes foram recepcionados pelos alunos da EJ participaram de uma apresentação sobre a carreira de piloto, os cursos oferecidos pela EJ e o funcionamento da escola. Eles também puderam conhecer a estrutura da base, visitar salas de aula, simuladores, oficina e até entrar em aeronaves utilizadas na formação prática dos alunos.A atividade faz parte do esforço contínuo da EJ em aproximar a aviação de novos públicos, inspirando futuros profissionais e mostrando que a carreira de piloto está ao alcance de quem sonha alto e se dedica.A visita foi marcada por curiosidade, entusiasmo e muitos registros. A EJ agradece à Escola Moraes Barros pela parceria e reafirma seu compromisso com a educação e o incentivo às novas gerações.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18