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Foi promovido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) no dia 13 de março de 2014, um Workshop para que técnicos e especialistas discutam propostas para alterações nas normas e serviços do novo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61.
O evento foi dividido em quatro etapas e a EJ participou do terceiro dia, onde representantes de escolas de aviação e aeroclubes puderam apresentar suas propostas, para que revisores preparem uma versão final e apresentem para aprovação da direção da ANAC até o dia 21/06/2014.
Junto com a maioria que estavam presentes e que também são contra algumas modificações na regulamentação, a EJ apresentou suas propostas, principalmente no assunto mais polêmico da nova regra, onde exige que o aluno tenha 200 horas em comando para iniciar o curso de instrutor de voo.
Para a EJ, acrescentar horas de voo não significa necessariamente mais qualidade de instrução ou segurança. Se o objetivo é relacionada à segurança operacional, deveria-se garantir a melhoria na formação/preparação do instrutor de voo. Não há como garantir qualidade na formação de pilotos que simplesmente realizem 200 horas em comando sem treinamento adequado.
Muitos pilotos recém formados não tem espaço no mercado para voar em comando, uma vez que empresas aéreas contratam somente na função de co-pilotos, menos de 5% dos pilotos recém formados conseguem emprego na aviação geral na função de comandante.
Se o piloto optar pela compra das 130,0 horas em comando para completar as 200,0 horas exigidas, ficará inviável pelo alto custo gerado e mesmo assim, se o piloto pagar por estas horas, com certeza não será instrutor de voo e sim conseguirá outro emprego com melhor remuneração. A ANAC teria muito mais eficácia e eficiência no controle da formação de instrutores que realizem cursos previamente aprovados pela própria, do que horas distribuidamente voadas na Aviação geral.
Outro assunto discutido foi a obrigatoriedade de cursos teóricos para a realização do curso prático de Piloto Privado. A posição da ANAC é de manter a não obrigatoriedade, enquanto as Escolas mantêm a posição de que seja obrigatório o curso, visando melhor preparo na carreira do piloto.
Foi discutido também a inclusão no RBAC-61 da Subparte S, onde regulamenta as provas teóricas, devendo ser equivalente ao antigo RBHA-61, mas com algumas modificações, como o prazo de validades dos CCTs, e a obrigatoriedade de realização de exames teóricos a cada 12 meses para a renovação de habilitações, esta ultima com grandes chances de não ser incluída na regulamentação.
Ainda não há a uma posição definitiva. A ANAC não se manifestou ainda, se ocorrerão as sugeridas alterações. Quando o órgão regulamentador se posicionar sobre as mudanças, informaremos todos os nossos alunos e apaixonados por aviação.
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Dando continuidade ao seu plano de modernização e apoio à formação dos futuros pilotos, a EJ acaba de fechar parceria com a NexAtlas, plataforma líder em planejamento de voo digital no Brasil. A ferramenta já é utilizada por milhares de pilotos em todo o país e agora passa a fazer parte do dia a dia dos alunos e instrutores da EJ. A parceria permite que os instrutores da escola tenham acesso gratuito à plataforma para utilização durante os voos de instrução e nos briefings, promovendo mais padronização, agilidade e qualidade na formação. Já os alunos contam com um desconto exclusivo de 50% no plano de assinatura semestral, facilitando o acesso à tecnologia que já é padrão no mercado. A NexAtlas reúne mais de 10 anos de experiência e já contabiliza mais de 3 milhões de planejamentos de voo realizados. A plataforma oferece cartas aeronáuticas atualizadas, planejamento e navegação offline, meteorologia integrada e cálculos automáticos de rota e tempo de voo — tudo em um único ambiente. “A parceria com a NexAtlas reforça o compromisso da EJ com uma formação moderna, conectada à realidade da aviação atual. Nossos alunos já saem preparados para utilizar ferramentas que fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional”, destaca a direção da escola. Com essa nova parceria, a EJ segue ampliando os recursos à disposição dos alunos e fortalecendo seu papel como referência nacional na formação de pilotos. Já é aluno EJ e quer usufruir do benefício? Clique aqui.
A EJ concluiu mais uma etapa do seu plano de modernização: todos os diários de bordo das aeronaves da escola agora são digitais. A transição foi feita em parceria com a Plane it, empresa pioneira na digitalização de diários de bordo homologados pela ANAC, e já está totalmente implementada em todas as bases da EJ. Antes da mudança definitiva, os novos diários passaram por um período de testes e adaptação, em que alunos, instrutores e equipe técnica puderam se familiarizar com a plataforma. Com os resultados positivos e a validação operacional, o sistema digital já está oficialmente em uso na escola. A adoção do modelo digital traz uma série de benefícios para a rotina de voo e manutenção, como a minimização de erros, a padronização das informações e a confiabilidade dos registros. A tecnologia da Plane it permite preenchimento rápido e seguro, com validações automáticas e integração com a agenda de manutenção das aeronaves. Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, facilitando o acompanhamento por parte da coordenação, dos instrutores e dos próprios alunos. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência nas informações e maior eficiência na gestão da frota. “A digitalização dos nossos diários de bordo reforça nosso compromisso com a segurança, a organização e a excelência. É uma evolução que acompanha a tecnologia e coloca a EJ, mais uma vez, na vanguarda da formação aeronáutica”, destaca a direção da escola. Com essa iniciativa, a EJ reafirma seu compromisso com a inovação, oferecendo uma formação cada vez mais conectada com as exigências do mercado e com os avanços da aviação moderna.
Dia 30/05/2025, os alunos da EJ Faculdade receberam os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Moraes Barros, em uma visita especial que proporcionou aos jovens um contato direto com o mundo da aviação.Durante a experiência, os estudantes foram recepcionados pelos alunos da EJ participaram de uma apresentação sobre a carreira de piloto, os cursos oferecidos pela EJ e o funcionamento da escola. Eles também puderam conhecer a estrutura da base, visitar salas de aula, simuladores, oficina e até entrar em aeronaves utilizadas na formação prática dos alunos.A atividade faz parte do esforço contínuo da EJ em aproximar a aviação de novos públicos, inspirando futuros profissionais e mostrando que a carreira de piloto está ao alcance de quem sonha alto e se dedica.A visita foi marcada por curiosidade, entusiasmo e muitos registros. A EJ agradece à Escola Moraes Barros pela parceria e reafirma seu compromisso com a educação e o incentivo às novas gerações.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
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DOU 03/05/18
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