EJ - Escola de Aviação Civil


Notícias

Realize seu exame de Proficiência Linguística na EJ.

Garanta já sua vaga.


O Teste ICAO realizado na EJ é um exame de proficiência linguística desenvolvido pela ANAC com objetivo de verificar o nível de conhecimento da língua inglesa dos pilotos portadores de licença brasileira.

O objetivo do teste é avaliar as habilidades dos candidatos de falar e compreender a língua inglesa em um contexto relacionado ao trabalho, incluindo situações inesperadas e de emergência com eficácia e linguagem apropriada ao contexto operacional, suficiente para comunicações eficientes e seguras.

O teste proporciona oportunidades para o(a) candidato(a) demonstrar suas habilidades de compreender e falar inglês, e seu desempenho será avaliado de acordo com os descritores holísticos e a escala de proficiência linguística da ICAO.

Na EJ – Unidade de Jundiaí, o teste é aplicado por examinadoras com experiência lingüística (ELE) e examinadores com experiência operacional (SME), sendo eles:

Isabella Ferraro e Simone Sucupira – Graduadas, possuem também certificados internacionais e larga experiência com ensino da língua inglesa.
Fernando Sporleder - Comandante de Linha Aérea com experiência internacional, possui mais de 14.000,0 horas de voo, tendo atuado também como vice-presidente técnico e diretor de frota das maiores empresas aéreas brasileiras.
Roberto Bartholo – Comandante de Linha Aérea com experiência internacional, possui mais de 20.000,0 horas de voo, tendo atuado por mais de 18 anos em cias aéreas da Ásia.

A prova ICAO é dividida em 4 etapas, pelas quais o candidato tratará de informações de sua experiência e carreira, interação com o controle de tráfego aéreo e situações de emergência.

1 – PILOT’S BACKGROUND

Na primeira parte do teste, “Pilot’s Background”, os candidatos respondem a questões relativas à sua experiência profissional, às atividades cotidianas no desempenho da função de piloto e à aviação de uma forma geral. O objetivo desta parte é fazer com que os candidatos sintam-se confortáveis durante a entrevista, criando uma atmosfera favorável para que possam demonstrar seu conhecimento do idioma.

2 – INTERACTING AS A PILOT

Na segunda parte do teste, “Interacting as a Pilot”, o candidato vai interagir com o controle de tráfego aéreo desempenhando o papel do piloto de uma aeronave bimotora.

Há três diferentes comunicações nesta parte do teste, nas quais situações previsíveis ou inesperadas são apresentadas (dois áudios em cada uma das três situações).
Nesta parte, o candidato pode ouvir até duas vezes cada gravação. Caso sinta necessidade de ouvir uma segunda vez, é necessário que peça repetição. Recomenda-se que, sempre que necessite ouvir novamente, o candidato solicite a repetição, interagindo como piloto. O candidato não será penalizado por isso.

3 – EMERGENCY SITUATIONS

Na terceira parte do teste, “Emergency Situations”, o candidato escuta três situações de emergência diferentes, apresentadas por meio de gravações de diálogos entre um(a) piloto e um(a) controlador(a).
O objetivo desta parte é não apenas avaliar a capacidade do candidato de identificar e compreender situações reais de emergência ou complicações situacionais através de gravações, como também de interagir com o examinador ao relatar o que ouviu, fazendo a transição da fraseologia padronizada para o inglês geral.

4 – AVIATION TOPICS

Na quarta parte do teste, “Aviation Topics”, o candidato deve descrever uma foto ou figura e, então, responder às questões propostas pelo(a) examinador(a), inferindo, avaliando, levantando hipóteses, usando argumentos e comparando as consequências ocorridas em eventos passados, atuais e passíveis de ocorrer no futuro.

O objetivo desta parte é avaliar o desempenho do candidato ao sustentar uma conversa, ao expressar e justificar suas opiniões sobre um tópico relacionado à aviação. A habilidade do candidato em desenvolver, satisfatoriamente, diálogos de alto nível relacionados ao seu trabalho, utilizando o inglês geral, é o ponto crucial.

Para saber valores, realizar sua inscrição, entre em contato com nossa equipe de atendimento, clique aqui, ou através dos telefones:

Itápolis-SP - 16 3263 9160;
Jundiaí -SP - 11 4815 2325.

Voe mais alto.

Publicado em 22/01/2014


Vídeo: tour pelo campus itápolis

Vídeo


    Mural Informativo


  • EJ firma parceria com a NexAtlas e oferece benefícios aos alunos e instrutores

    Dando continuidade ao seu plano de modernização e apoio à formação dos futuros pilotos, a EJ acaba de fechar parceria com a NexAtlas, plataforma líder em planejamento de voo digital no Brasil. A ferramenta já é utilizada por milhares de pilotos em todo o país e agora passa a fazer parte do dia a dia dos alunos e instrutores da EJ. A parceria permite que os instrutores da escola tenham acesso gratuito à plataforma para utilização durante os voos de instrução e nos briefings, promovendo mais padronização, agilidade e qualidade na formação. Já os alunos contam com um desconto exclusivo de 50% no plano de assinatura semestral, facilitando o acesso à tecnologia que já é padrão no mercado. A NexAtlas reúne mais de 10 anos de experiência e já contabiliza mais de 3 milhões de planejamentos de voo realizados. A plataforma oferece cartas aeronáuticas atualizadas, planejamento e navegação offline, meteorologia integrada e cálculos automáticos de rota e tempo de voo — tudo em um único ambiente. “A parceria com a NexAtlas reforça o compromisso da EJ com uma formação moderna, conectada à realidade da aviação atual. Nossos alunos já saem preparados para utilizar ferramentas que fazem parte da rotina de qualquer piloto profissional”, destaca a direção da escola. Com essa nova parceria, a EJ segue ampliando os recursos à disposição dos alunos e fortalecendo seu papel como referência nacional na formação de pilotos. Já é aluno EJ e quer usufruir do benefício? Clique aqui.

  • EJ adota diários de bordo digitais com a Plane it e dá mais um passo na modernização da escola

    A EJ concluiu mais uma etapa do seu plano de modernização: todos os diários de bordo das aeronaves da escola agora são digitais. A transição foi feita em parceria com a Plane it, empresa pioneira na digitalização de diários de bordo homologados pela ANAC, e já está totalmente implementada em todas as bases da EJ. Antes da mudança definitiva, os novos diários passaram por um período de testes e adaptação, em que alunos, instrutores e equipe técnica puderam se familiarizar com a plataforma. Com os resultados positivos e a validação operacional, o sistema digital já está oficialmente em uso na escola. A adoção do modelo digital traz uma série de benefícios para a rotina de voo e manutenção, como a minimização de erros, a padronização das informações e a confiabilidade dos registros. A tecnologia da Plane it permite preenchimento rápido e seguro, com validações automáticas e integração com a agenda de manutenção das aeronaves. Além disso, os dados ficam disponíveis em tempo real, facilitando o acompanhamento por parte da coordenação, dos instrutores e dos próprios alunos. Isso representa mais agilidade nos processos, transparência nas informações e maior eficiência na gestão da frota. “A digitalização dos nossos diários de bordo reforça nosso compromisso com a segurança, a organização e a excelência. É uma evolução que acompanha a tecnologia e coloca a EJ, mais uma vez, na vanguarda da formação aeronáutica”, destaca a direção da escola. Com essa iniciativa, a EJ reafirma seu compromisso com a inovação, oferecendo uma formação cada vez mais conectada com as exigências do mercado e com os avanços da aviação moderna.

  • EJ recebe alunos do Ensino Médio para um dia de visitação

    Dia 30/05/2025, os alunos da EJ Faculdade receberam os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Moraes Barros, em uma visita especial que proporcionou aos jovens um contato direto com o mundo da aviação.Durante a experiência, os estudantes foram recepcionados pelos alunos da EJ participaram de uma apresentação sobre a carreira de piloto, os cursos oferecidos pela EJ e o funcionamento da escola. Eles também puderam conhecer a estrutura da base, visitar salas de aula, simuladores, oficina e até entrar em aeronaves utilizadas na formação prática dos alunos.A atividade faz parte do esforço contínuo da EJ em aproximar a aviação de novos públicos, inspirando futuros profissionais e mostrando que a carreira de piloto está ao alcance de quem sonha alto e se dedica.A visita foi marcada por curiosidade, entusiasmo e muitos registros. A EJ agradece à Escola Moraes Barros pela parceria e reafirma seu compromisso com a educação e o incentivo às novas gerações.

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18