EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Rita Rafaela Arrojo Goulart, Porto Alegre

Bom Dia!!! CMTE Josué. Tenho 21 anos posso entrar para a escola aeronáutica com esta idade? Tem alguma restrição na altura? Aguardo retorno

08/10/2010

Resposta

Olá Rita,

A partir de 18 anos pode começar os cursos na aviação civil. A EJ não restringe idade e altura.    

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Renan Ramos, Nantes, França

Bom dia Srs. Comamdantes, Tenho 18 anos e atualmente resido na França, pais onde vim para obter recursos para a formação de piloto de avião (até comercial). Fico aqui por mais três anos, minha duvida é sobre fazer a formação no Brasil ou na França quando eu possuir os recursos. A formação européia em geral é muito bem considerado em todo o mundo, mas aqui as companhias costumam formar seus pilotos, e ha também uma grande escola publica do governo, como uma universidade. Pessoalmente imagino que terei mais chances no Brasil, na EJ mais precisamente, pois a escolas têm um programa perfeito de colocação como INVA e depois apresentação as companhias aéreas, mas ha também a considerada formação das escolas privadas da Europa. Eu gostaria de ouvir a opnião de um profissional, eis minha situação. Desde ja agradeço vossa atenção. Renan Ramos

08/10/2010

Resposta

Renan,
A formação profissional na França é muito boa, principalmente a parte de conhecimentos  teórico que é mais completa. A formação prática na EJ é semelhante a Europeia e com a vantagem do Brasil ser um país jovem em pleno desenvolvimento,custos bem menores, mercado de trabalho dinâmico com maior facilidade de emprego após formado.
Eu sugiro que voce faça uma visita nas escolas francesas, colhe todas informações  e venha conhecer o conceito EJ de ensino para tomar sua decisão. Estou a sua disposição para orientação profissional. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Evandro Carlos, Tangará da Serra

CMTE Josué. Me preparei 7 anos para o curso. Falta pouco para que meu \"porquinho\" atinga o valor dos cursos de PP, PC e INVA. Tenho intenção de me inscrever no projeto primeiro emprego. Tenho 27 , trabalho como repórter e já sou pai. Me preocupo em que situação estarei no mercado de trabalho recém checado INVA. Existem muitas vagas para instrutores? Qual o risco de ficar desempregado? Um instrutor Multi-IFR é comissionado? Parabéns pela qualidade do site. As produções em vídeo aguçam ainda mais meu amor pelo voo.

08/10/2010

Resposta

Caro Evandro,
Se voce gosta da aviação, nunca é tarde pra começar, 27 anos de idade é jovem para iniciar a carreira e, o sucesso é a soma de estar preparado com a oportunidade. Na EJ sempre proporcionamos oportunidades para bons profissionais.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Raul Pacheco, Contagem-MG

Farei meus cursos na EJ porém não tenho curso de inglês. Qual seria o melhor caminho para estudar na EJ e aprender inglês? apenas o curso técnico é necessário? gostaria de seguir carreira e tentar entrar para uma grande empresa de aviação. Obrigado

07/10/2010

Resposta

Prezado Raul,
Voce pode  realizar sua formação profissional de piloto e estudar inglês tradicional simultâneo, mas dar prioridade nos cursos da aviação. Após atingir nível intermadiário da lingua inglesa, voce estará apto para realizar o curso de inglês Técnico Aeronáutico e submeter-se ao exame de proficiência linguistica da ANAC, com grande chance de atingir o nível 4.  

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Daltir Borges de Matos,

Qual o caminho para receber a bolsa de estudo do governo?

07/10/2010

Resposta

Caro Daltir,

A EJ não participou deste projeto, devido ser somente para Aeroclubes. As informações encontram-se no site da ANAC  www.anac.gov.br.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Antonio Carlos Braga, São Paulo

Recentemente o Governo proporcionou o programa de incentivo à formação de pilotos com a bolsa de estudos ANAC. Voce acha que este modelo dará resultado? Qual sua opnião ou sugestão de incentivo?

05/10/2010

Resposta

Achei a idéia muito boa, o Brasil precisa incentivar e ajudar na formação de novos pilotos, entretanto, o modelo deverá ser revisado, acredito que os alunos não precisam de bolsas e sim de financiamentos a longo prazo e com taxas de juros especiais, deixando a escolha da formação profissional a critério do aluno.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Mario José Firmino, Fortaleza-CE

A EJ adquiriu novas aeronaves Cessna 172 com equipamentos G1000. Minha pergunta é se o aluno realmente vai aprender voar por instrumentos, uma vez que a frota brasileira é de mais de 80% com painel analógico, que naturalmente exige mais do piloto.

05/10/2010

Resposta

A EJ procurou novas tecnologias no mercado, não só para acompanhar o progresso, mas para treinar procedimentos com recursos próprios das aeronaves. Todos sabemos que o Brasil não possui infraestrutura de navegação aérea, os poucos equipamentos que existem, estão fora do ar ou sem manutenção. Por exemplo, as escolas não conseguem treinar procedimentos VOR, ILS, Arco DME, etc.. devido estar nos grandes aeroportos, onde somos proibidos de operar na grande maioria. O equipamento G1000 proporciona a facilidade de plotar waypoints e criar procedimentos para fins didáticos em qualquer aeroporto, utilizando o painel no modo convencional ou Map.

Respondido por Edmir Gonçalves

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18