EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Alan, Sao Paulo

Comandante,eu tenho 28 anos e estou muito querendo fazer o curso de PP,PC porque sempre tive o sonho de ser piloto de linhas aereas, vc acha que ainda da tempo de se formar com 29 anos e ainda conseguir horas para entrar numa empresa de linha aerea,vcs ja tiveram algum instrutor que foi contratado por uma empresa de linha aerea com mais de 32 anos? Obrigado desde ja .

27/10/2010

Resposta

Caro Alan,
Sua idade não compromete a carreira profissional, recentemente foi contratado por empresa aérea um ex instrutor da EJ com mais de 35 anos. A EJ proporciona um treinamento direcionado e da oportunidades aos pilotos recem formados, através do Projeto Primeiro Emprego.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Rodrigo Avelar, Belo Horizonte

Cmte. Sempre tive o sonho de me tornar piloto comercial profissional. Iniciei quando tinha 20 anos (há 10 anos), mas fiz apenas o teórico do PP. Passei na prova de primeira (antiga banca do DAC) mas não iniciei os vôos práticos por falta de recursos. Na ocasião até passei no vestibular para Ciências Aeronáuticas, mas não dei sequência pelo mesmo motivo. Enfim, após alguns anos me formei em Administração de Empresas e hoje, trabalhando em uma multinacional, tenho condições de custear a formação e buscar este sonho. Portanto, decidi recentemente retomar os estudos desde o início. Fiz novamente o teórico do PP e passei na prova da ANAC (também de primeira) e estou pronto para iniciar as horas práticas, as quais inclusive farei na unidade da EJ de Itápolis. Aviação é a minha paixão e ainda tenho o sonho (agora que posso) de me tornar piloto comercial (linha aérea, regional ou executiva). Sou muito deicado aos estudos e, por ser apaixonado por aviação, aprendo rápido tudo que se refere ao assunto. Minha dúvida e às vezes incerteza é se ainda dá tempo de realizar o meu sonho, pois já estou com 30 anos e um pouco velho para aviação. Além disso, não tenho maiores contatos na área, e sei que a indicação faz toda a diferença, assim como em todos os segmentos profissionais. Algo que acredito possa contar ao meu favor, é o fato de ter tido oportunidades de morar fora do Brasil e adquirir fluência em idiomas como inglês, espanhol e italiano (pela empresa onde trabalho). Enfim, compartilho com vocês este meu sentimento e aguardo comentários, pois certamente a opinião de profissionais experientes como vocês é sempre muito importante. Desde já agradeço pela atenção.

27/10/2010

Resposta

Caro Rodrigo,
O Brasil está crescendo e precisa de pilotos, voce não está velho para ser piloto profissional, só pra ter umna idéia, eu comecei voar com 16 anos e ingressei na aviação comercial bem jovem, trabalhei 15 anos, sendo 10 anos como copiloto e 5 anos como comandante, se transportarmos este período pra voce a partir de 35 anos e trabalhar até 65 anos, terá 30 anos de produção...já pensou nisso? Vai em frente e realiza seu sonho, a profissão é bem legal e diferente...vale a pena.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Guilherme Roussef, Rio de Janeiro

Cmte, qual a sua opinião sobre o projeto atual em andamento no senado para que pilotos estrangeiros trabalhem no Brasil e como isso afeta a contratação de nativos nesta epoca em especial na qual o mercado esta em aquecimento e as empresas contratando. Vale pena hoje para um iniciante investir tal quantia de dinheiro para futuramente concorrer com profissionais de alto escalão ? Entendo que a questão em se não tem nada a ver com a escola, mas percebo que hoje muitos colegas estão preocupados em dar o ponta pé para começar de vez na carreira e nada mais do que a experiência de voces para esclarecer. Grato ! Guilherme

24/10/2010

Resposta

Existe um forte movimento entre os pilotos e Sindicato dos Aeronautas contra este projeto, na minha opinião este projeto nasceu morto, não vejo a menor necessidade do Brasil contratar pilotos estrangeiros, mesmo porque, temos condições de fornecer profissionais bem preparados. Voce pode investir na profissão tranquilamente.  

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por otiniel santos, lisboa Portugal

com o curso de ingles tecnico estou apto a conseguir um ICAO 4?

22/10/2010

Resposta

A escola oferece a adaptação ao inglês técnico para que já tem no mínimo nível intermediário. Se voce estiver neste nível, com certeza conseguirá o ICAO 4 ou acima.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Evnandro Carlos Figueiró, Tangará da Serra

CMTEs. Moro no interior de Mato Grosso. Quero participar do projeto primeiro emprego para piloto agrícola (PP,PC (IFR), INVA e PAGR. Quando que inaugura a unidade Campo Verde MT? O projeto primeiro emprego para agrícola ofereçe a oportunidade de trabalhar como instrutor na ej até atingir a quantidade de hora mínima para ingressar no CAVAG (370 hs). Depois de checado agrícola terei ainda a oportunidade de continuar como instrutor na escola? Grato e tudo de bom.

22/10/2010

Resposta

A base de Campo Verde está dependendo de alguns detalhes técnicos que estão em processo, por isso,  ainda não podemos precisar a data de início das atividades. Após sua formação de piloto agrícola a EJ poderá manter voce no quadro de instrutor se houver necessidade da escola.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Rosângela Racaneli, São José do Rio Preto/SP

comandantes, meu marido tem 34 anos o objetivo dele sempre foi se tornar um piloto agricola, anos atras 1997 aprox. ele até iniciou o curso Piloto no aeroclube, porem devido trabalho e falta de condições paou no meio do caminho com 15 horas de voo. somente agora depois de muitos anos de luta e trabalho e que conseguimos ter uma empresa solida que possibilita ele a ter condição de custear cursos e estudos para atingir seu objetivo. Mas será que não esta um pouco tarde demais pra ele iniciar na carreira e correr o risco de investir em cursos e devido a idade não conseguir ingressar no mercado de trabalho para piloto agricola, esse e meu receio e um dos motivos que as vezes até tento segura-lo um pouco. por isso tomei a liberdade de consulta-los, para que ele não gaste um valor que sabemos não ser baixo e futuramente fique frustrado com o resultado negativo. desculpe a preocupação de esposa e desde de já muito obrigada.

22/10/2010

Resposta

O ideal é iniciar a carreira mais cedo possível como qualquer profissão, mas a idade do seu marido não impede de se tornar um bom profissional, o sucesso dependerá do desenvolvimento do aluno durante o período de treinamento. Minha sugestão é fazer um planejamento, traçar um objetivo e ir fazendo por módulos, sem criar ansiedade que poderá prejudicar o andamento e frustrar a expectativa.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Diógenes de Carvalho, Bauru

Olá comandantes tudo bem? Minha duvida é a seguinte. Como vocês sabem, o game da Microsft, Microsoft Flight Simulator X, é talvez o melhor simulador de aviação que existe para os amadores, mais minha duvida é a seguinte, meia "besta", mais o que sempre fiquei curioso, é possivel, que se uma pessoa, antes de ingressar na carreira na vida real, com algumas horas de experiencia no game, pode se desenvolver bem no curso, e durante a sua carreira? Com a ajuda do Flight Simulator? Pois pelo que percebo, grande parte dele é bem realisitica, e isso pode ajudar muito pra quem vai começar um curso daqui há algum tempo, certo? Abraços !

21/10/2010

Resposta

Prezado Diógens
O Flight Simulator simula de maneira quase real as operações de várias aeronaves e na minha opinião, com certeza, auxilia o piloto na sua aprendizagem.
Porem, para a profissionalização, ele somente não é suficiente, devendo o piloto efetuar treinamento em simuladores próprios e homologados.
Deve-se tomar cuidado para não criar vícios e atitudes que muitas vezes não são compativeis com a realidade do voo. Temos tido excelentes alunos que vem com muita experiencia de Flight Simulator e com poucas lições já atingem o desenvolvimento necessário. Se voce estiver próximo a uma de nossas unidades, Itápolis ou Jundiai,
venha nos visitar, pois teremos enorme prazer em demonstrar nossos simuladores para que voce possa fazer suas comparações. A EJ ESCOLA DE AERONAUTICA, possui os simuladores de Boeing 737/800, Airbus 320, Cessna 172 G1000 e outros.

Respondido por Edmir Antonio Gonçalves

Enviado por ,

Caro Cmte Josué,primeiramente parabens pela EJ. Meu nome é eldeci da silva costa, moro em cruzeiro do sul acre. se possivel gostaria que o Sr.me informasse se o curso de pp na bolivia é válido no brasil ? Desde ja agradeço pela compreensão atenciosamente, eldeci silva costa!

21/10/2010

Resposta

Caro Eldeci
Todo o curso realizado fora do país necessita ser convalidado pela ANAC. Caso possua ou realize o PP na Bolívia, você precisará convalidar a habilitação no Brasil. Para saber o trâmite burocrático para esta convalidação você precisará consultar a ANAC. No que tange a escola, é necessário apenas fazer uma readaptação e pedir um novo voo de cheque.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Giuliano, Campo Grande

Boa dia Cmte. Sou farmacêutico-bioquímico e estou atrás de fazer o curso de Piloto Privado e assim dar continuidade a um sonho antigo de querer voar. Estou a ponto de largar tudo na minha profissão para aprender voar e seguir carreira. Sei também que a caminhada é longa e cheio de dificuldades. Tenho 33 anos e gostaria de saber se o tempo é meu maior inimigo? Haveria possibilidade de estudar e trabalhar na minha área de farmácia em Itápolis, pois somente assim conseguiria arcar com os custos do curso inteiro até checar PC/IFR. Atenciosamente. Giuliano

20/10/2010

Resposta

Caro Giuliano
Nunca é tarde para correr atrás de um sonho. Seu sucesso dependerá da sua formação e seu preparo para as oportunidades. Sua ídade não será empecilho para seguir na carreira, uma vez que o aluno demora cerca de 1 ano para concluir sua formação completa de Piloto Comercial, ou seja, se realizar os cursos neste prazo ainda terá boas oportunidades na carreira.
Para retirar dúvidas sobre valores, início de turmas, solicito a gentileza em contatar nosso Departamento Comercial.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Emmanuel, Mirassol/SP

Tenho interesse em ser piloto agricola, estarei iniciando o PPA em Janeiro 2011. Gostaria de saber sobre o projeto piloto agricola da EJ, se há algum caminho onde eu possa conseguir uma maneira de financiamento do curso pela escola ou por alguma empresa de financiamento que a EJ seja conveniada, bancos, financeiras etc... pois seria bem mais interessante fazer todos os cursos e a trajetoria do PP ao agricola com vocês, do que ingressar em um aeroclube e ir fazendo passo a passo certo? obrigado desde de já.

20/10/2010

Resposta

Caro Emmanuel
A EJ já procurou formas de financiamentos em bancos, FIES, porém não tivemos sucesso por não sermos regidos pela MEC, e sim pela ANAC. Internamente a EJ procura auxiliar seus alunos com parcelamentos dos cursos e prazos. Procure nosso Setor de Atendimento que eles poderão lhe enviar todos os valores e as formas de pagamento que melhor poderão lhe atender.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18