Quero ser Piloto
Comandante ,primeiro gostaria de saber o que o senhor acha sobre estes grandes eventos que acontecerao no Brasil ( Copa do Mundo e Olimpiadas)vc acha que com a necessidade da criacao de mais aeroportos e a extensao dos ja existentes deixara a aviacao regional no Brasil com mais opurtunidades para pilotos? Em segundo,tenho 28 anos e hoje estou super interessado em fazer o curso completo de piloto para poder talvez aproveitar estas opurtunidades que o Brasil criara,mas tenho medo de investir meu dinheiro e nao conseguir uma colocacao no mercado de (linha aerea) pelo fato de nao ter faculdade e ja ter 28 anos,qual o conselho que o senhor me daria com toda honestidade ? ( em terceiro,estou impressionado com a estrutura da EJ,me interessei muito ).
Caro Carlos,
Os grandes eventos agitam o mercado e naturalmente precisa de boa infraestrutura em todos os segmentos relacionados ao turismo, com isso a aviação cresce muito por ser o principal meio de transporte internacional. Independente destes eventos, o Brasil precisa se estruturar para atender a demanda interna do dia a dia e isto já está acontecendo. A sua idade não interfere na carreira de linha aérea, desde que procure uma boa formação profissional sem interrupções e muita dedicação.
PP/PC/IFR,Comandante, preciso saber se hj o senhor faria um curso de engenharia ou ingressaria na carreira de piloto, desde quando o senhor é piloto. Grato
Caro Edenilson,
Voce tem que fazer o que gosta, este é o ponto principal para o sucesso. Sou piloto desde 1986, mas ainda sou jovem...rs.
Olá Cmte. gostaría de saber se a EJ ainda disponibiliza curso multimotor na aeronave Baron?
Nós optamos pelo Seneca II para padronizacão da frota, instrutores e alunos, portanto, não estamos mais ministrando instrução no Baron.
Respondido por Josué de AndradeComandante,na EJ vcs tem um proprio examinador credenciado pela ANAC,ou quando um aluno precisa fazer o teste pratico ou teorico ele tem que se deslocar ha algum outro lugar pra fazer os exames?
Temos examinadores credenciados na EJ, porém os exames de IFR,PCA e INVA inicial são feitos pelos INSPACs e as vezes tem deslocamento para o local determinado pela ANAC. O exame teórico é somente realizado na ANAC.
Respondido por Josué de Andradeobrigado pela resposta! CMTE. e com referencias ao curso superior de pilotagem profissional e o de ciencias aeronauticas tem alguma difença entre eles?? ou eles tem o mesmo peso?
A formação superior em Ciências Aeronáuticas tem o mesmo peso, Gestão ou Técnica.
Respondido por Josué de AndradeBoa noite Comandantes, pretendo começar o curso teórico para PPA em 2011. É recomendável fazer o exame médico de 2ª classe antes do início do curso teórico? Qual o tempo de validade deste exame? Este exame é o mesmo CCF ( Certificado de Capacidade Físcia)? Desde já agradeço.
Antes de iniciar o curso teórico é recomendável sim fazer o exame médico que leva o nome de CCF(Certificado de Capacidade Física) , a validade é de dois anos.
Respondido por Josué de AndradeCmte. Estou com uma dúvida referente ao exame de sáude. Pretendo ingressar na carreira, mas conforme algumas informações que obtive, o desvio de septo nasal é um fator que reprova no exame. Gostaria de saber se essa informação procede. Pois já fui ao médico e realmente tenho esse problema. Desde já obrigado.
Caro Pedro,
Alguns casos de desvios de septo podem reprovar no exame de primeira classe, quando isso acontece, o hospital recomenda cirurgia para emitir o cartão de Saúde. Quando o desvio não compromete a respiração, o candidato é aprovado.
ola CMTE. eu sou tecnico em manunteção aeronautica e estou fazendo o PC. gostaria de saber se a diferença entre a faculdade de PILOTAGEM PROFISSIONAL e a CIENCIAS AERONAUTICA para a contratação na empresas aereas. pois a pilotagem é um curso tecnologo de 2 e meio. e ciencias aeronautica é de 3. o que vc poderia me dizer a esse respeito??? e a base de CAMPO VERDE-MT. quando começa a funcionar??
A formação em nível superior não é obrigatório para contratação em empresas aéreas, voce poderá realizar o curso de Ciências Aeronáuticas durante sua carreira, para melhorar seus conhecimentos. A Base Campo Verde está em processo de regularização da pista de pouso para posterior homologação da escola, não podemos precisar a data do início das operações.
Respondido por Josué de AndradeComandante,eu tenho 27 anos e so agora eu tenho condicoes financeiras para realizar meu curso de piloto,mas eu nao tenho curso superior,e com o capital disponivel que eu tenho agora eu teria que escolher entre fazer a faculdade ou o curso de PP,PC,instrutor e etc... e pelo que eu vi ,os anuncios de emprego para pilotos de linha aerea e para os cursos da EJ preparatorios para para linhas aereas estao todos eles pedindo curso superior,vc acha que nos proximos dois anos as empresas so contratarao com curso superior,vc teve algum aluno(instrutor) que foi contratado sem curso superior para alguma empresa primeira linha ? Obridado pela ajuda .
Caro Leandro,
Voce não precisa fazer curso superior para formação profissional, não se preocupe com isso agora, pois é opcional e não obrigatório. Vários pilotos foram contratados sem nível superior, hoje a proporção de contratação é de 50% para cada qualificação.
Cmdt.. Estou em dúvida.. Estou fazendo as horas de ifr, mas nao tenho a faculdade. Em sua opiniao, só com o pc multi ifr sem faculdade já consigo algo para inicio de carreira ou é melhor eu tirar categoria mono e depois fazer o inva pra tentar ser instrutor?? É que se eu fizer o multi, nao vo ter dinhero para fazer o inva.. Qual seu conselho??? Obrigado
Sidney,
O ideal é fazer IFR/MLTE, mas para economizar e retardar o investimento inicial muito alto, sugiro fazer o IFR/Mono e o INVA, desta forma voce poderá iniciar a carreira como instrutor, adiquirir experiência e com o salário de instrutor completar o multimotor com melhor aproveitamento. Quanto a faculdade, voce poderá realizar quando estiver na empresa aérea ou empregado.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310