EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Carlos, Sao Paulo

Comandante ,primeiro gostaria de saber o que o senhor acha sobre estes grandes eventos que acontecerao no Brasil ( Copa do Mundo e Olimpiadas)vc acha que com a necessidade da criacao de mais aeroportos e a extensao dos ja existentes deixara a aviacao regional no Brasil com mais opurtunidades para pilotos? Em segundo,tenho 28 anos e hoje estou super interessado em fazer o curso completo de piloto para poder talvez aproveitar estas opurtunidades que o Brasil criara,mas tenho medo de investir meu dinheiro e nao conseguir uma colocacao no mercado de (linha aerea) pelo fato de nao ter faculdade e ja ter 28 anos,qual o conselho que o senhor me daria com toda honestidade ? ( em terceiro,estou impressionado com a estrutura da EJ,me interessei muito ).

30/10/2010

Resposta

Caro Carlos,
Os grandes eventos agitam o mercado e naturalmente precisa de boa infraestrutura em todos os segmentos relacionados ao turismo, com isso a aviação cresce muito por ser o principal meio de transporte internacional. Independente destes eventos, o Brasil precisa se estruturar para atender a demanda interna do dia a dia e isto já está acontecendo. A sua idade não interfere na  carreira de linha aérea, desde que procure uma boa formação profissional sem interrupções e muita dedicação.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Edenilson de Souza gracioli, 27 anos idade

PP/PC/IFR,Comandante, preciso saber se hj o senhor faria um curso de engenharia ou ingressaria na carreira de piloto, desde quando o senhor é piloto. Grato

30/10/2010

Resposta

Caro Edenilson,

Voce tem que fazer o que gosta, este é o ponto principal para o sucesso. Sou piloto desde 1986, mas ainda sou jovem...rs.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Ewerton, Rio de janeiro

Olá Cmte. gostaría de saber se a EJ ainda disponibiliza curso multimotor na aeronave Baron?

29/10/2010

Resposta

Nós optamos pelo Seneca II para padronizacão da frota, instrutores e alunos, portanto, não estamos mais ministrando instrução no Baron. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Comandante, sao paulo

Comandante,na EJ vcs tem um proprio examinador credenciado pela ANAC,ou quando um aluno precisa fazer o teste pratico ou teorico ele tem que se deslocar ha algum outro lugar pra fazer os exames?

29/10/2010

Resposta

Temos examinadores credenciados na EJ, porém os exames de IFR,PCA e INVA inicial são feitos pelos INSPACs e as vezes tem deslocamento para o local determinado pela ANAC. O exame teórico é somente realizado na  ANAC. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por elivelton, cuiaba-mt

obrigado pela resposta! CMTE. e com referencias ao curso superior de pilotagem profissional e o de ciencias aeronauticas tem alguma difença entre eles?? ou eles tem o mesmo peso?

29/10/2010

Resposta

A formação superior em Ciências Aeronáuticas tem o mesmo peso, Gestão ou Técnica.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Thiago Teixeira Soares, Patos de Minas - MG

Boa noite Comandantes, pretendo começar o curso teórico para PPA em 2011. É recomendável fazer o exame médico de 2ª classe antes do início do curso teórico? Qual o tempo de validade deste exame? Este exame é o mesmo CCF ( Certificado de Capacidade Físcia)? Desde já agradeço.

28/10/2010

Resposta

Antes de iniciar o curso teórico é recomendável sim fazer o exame médico que leva o nome de CCF(Certificado de Capacidade Física) , a validade é de dois anos.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Pedro, São Paulo

Cmte. Estou com uma dúvida referente ao exame de sáude. Pretendo ingressar na carreira, mas conforme algumas informações que obtive, o desvio de septo nasal é um fator que reprova no exame. Gostaria de saber se essa informação procede. Pois já fui ao médico e realmente tenho esse problema. Desde já obrigado.

28/10/2010

Resposta

Caro Pedro,
Alguns casos de desvios de septo podem reprovar no exame de primeira classe, quando isso acontece, o hospital recomenda cirurgia para emitir o cartão de Saúde. Quando o desvio não compromete a respiração,  o candidato é aprovado. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por elivelton, cuiaba-mt

ola CMTE. eu sou tecnico em manunteção aeronautica e estou fazendo o PC. gostaria de saber se a diferença entre a faculdade de PILOTAGEM PROFISSIONAL e a CIENCIAS AERONAUTICA para a contratação na empresas aereas. pois a pilotagem é um curso tecnologo de 2 e meio. e ciencias aeronautica é de 3. o que vc poderia me dizer a esse respeito??? e a base de CAMPO VERDE-MT. quando começa a funcionar??

28/10/2010

Resposta

A formação em nível superior não é obrigatório para contratação em empresas aéreas, voce poderá realizar o curso de Ciências Aeronáuticas durante sua carreira, para melhorar seus conhecimentos. A Base Campo Verde está em processo de regularização da pista de pouso para posterior homologação da escola, não podemos precisar a data do início das operações. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Leandro, Sao Paulo

Comandante,eu tenho 27 anos e so agora eu tenho condicoes financeiras para realizar meu curso de piloto,mas eu nao tenho curso superior,e com o capital disponivel que eu tenho agora eu teria que escolher entre fazer a faculdade ou o curso de PP,PC,instrutor e etc... e pelo que eu vi ,os anuncios de emprego para pilotos de linha aerea e para os cursos da EJ preparatorios para para linhas aereas estao todos eles pedindo curso superior,vc acha que nos proximos dois anos as empresas so contratarao com curso superior,vc teve algum aluno(instrutor) que foi contratado sem curso superior para alguma empresa primeira linha ? Obridado pela ajuda .

28/10/2010

Resposta

Caro Leandro,

Voce não precisa fazer curso superior para formação profissional, não se preocupe com isso agora, pois é opcional e não obrigatório. Vários pilotos foram contratados sem nível superior, hoje a proporção de contratação é de 50% para cada qualificação. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Sidney , Curitiba

Cmdt.. Estou em dúvida.. Estou fazendo as horas de ifr, mas nao tenho a faculdade. Em sua opiniao, só com o pc multi ifr sem faculdade já consigo algo para inicio de carreira ou é melhor eu tirar categoria mono e depois fazer o inva pra tentar ser instrutor?? É que se eu fizer o multi, nao vo ter dinhero para fazer o inva.. Qual seu conselho??? Obrigado

27/10/2010

Resposta

Sidney,
O ideal é fazer IFR/MLTE, mas para economizar e retardar o investimento inicial muito alto, sugiro fazer o IFR/Mono e o INVA, desta forma voce poderá iniciar a carreira como instrutor, adiquirir experiência e com o salário de instrutor completar o multimotor com melhor  aproveitamento. Quanto a faculdade, voce poderá realizar quando estiver na empresa aérea ou empregado.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18