EJ - Escola de Aviação Civil


Quero ser Piloto

Orientação Profissional

Enviado por Eduardo Cerqueira, BH

Olá comandante, estou terminado meu PP em BH e se tudo der certo estarei em Itápolis em março para iniciar o Projeto Primeiro Emprego IV ou Projeto Primeiro Emprego V. Minha única preocupação é parecida com os demais.... Acabo de completar 31 anos, tenho curso superior (marketing), estudo inglês a 1 ano e quero me formar na EJ por ser uma escola reconhecida pelas empresas aéreas. Existe uma relação entre a EJ e as empresas aéreas com o objetivo de ajudar os pilotos formados a conseguir emprego? As empresas valorizam os pilotos formados na EJ?

04/11/2010

Resposta

Caro Eduardo,

A EJ é reconhecida no mercado pelo bom nível de formação, não temos relacionamento que nos benificia neste sentido, o sucesso dos pilotos é o resultado de estar bem preparado no momento da oportunidade. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Airton, Goiania

Comandante,eu pretendo comecar meu curso de piloto no comeco do ano que vem,eu ja vi neste canal algumas perguntas relacionadas a que vou fazer,mas mesmo assim eu gostaria de perguntar, pelas minhas contas,se eu comecar o curso de piloto PP,PC/IFR e instrutor pela EJ em marco de 2011,talvez terminaria o curso todo em junho de 2012,se conseguisse uma opurtunidade logo em seguida como instrutor da EJ e trabalhasse um periodo de 1 ano pela escola talvez ja tivesse (200 horas +- de curso) e umas (500 horas como instrutor) ,nisso ja estariamos em junho de 2013 e eu estaria com 30 anos e 700 horas de voo +-,mas sem curso superior,vc acha que 30 anos de idade x 700 horas de voo eu ja estaria apto para entrar numa empresa de linha aerea tendo feito a minha formacao voltada para a linha aerea ? Obrigado se puder responder.

04/11/2010

Resposta

Dependerá muito do mercado na época, voce terá chance com mais de 1000 horas total de voos. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Paulo Andre, Sao Paulo

Comandante,o senhor acredita que o ICAO nivel 4/5 de ingles possa nos proximos anos ter o mesmo peso de um curso superior na hora da contratacao para as empresas de linha aerea? O senhor acha entao que uma pessoa com 31 anos tem menos chances no mercado para pilotos futuramente mesmo tendo as mesmas qualificacoes de uma outra pessoa talvez com 27 ou 28? Obrigado.

04/11/2010

Resposta

O nível ICAO 4 ou superior não substitui o nível superior acadêmico, mas futuramente o inglês será obrigatório mesmo para voos nacionais em companhias aéreas. Temos que levar em consideração a idade x experiência, neste caso, um piloto acima de 31 anos terá melhores chances no mercado em relação aos mais novos, se possuir mais qualificações e experiência de voo. As empresas aéreas sempre preferiram pilotos mais jovens, mas hoje houve uma inversão de valores, algumas empresas estão preferindo contratar pilotos mais velhos devido a dança das cadeiras. Os pilotos mais jovens, são mais ansiosos e com menor compromisso familiar, geralmente são solteiros e arriscam mais em busca de novos empregos, voos internacionais, aviões maiores, enfim,  isso gera gastos elevados e tempo para reposição do quadro de pilotos numa empresa aérea.  

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Paulo Andre, Sao Paulo - Capital

Comandante, o senhor poderia me informar qual a media de idade dos copilotos de linha aerea que estao sendo admitidos neste momento do mercado e mais ou menos com quantas horas de voo estao exigindo, e gostaria de saber se o senhor acha que a aviacao regional do Brasil continuara crescendo ou dara uma desaquecida em breve? Obrigado.

04/11/2010

Resposta

André, a média de idade dos copilotos que estão sendo admitidos é por volta de 28 anos, acredito que a aviação comercial continuará aquecida pelos próximos 4 anos, depois a tendência é estabilizar. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Paulo Mendes, Barueri

Ola Comandante, a EJ e muito bem falada aqui na regiao,mas a minha duvida e o seguinte,me despertou um interesse muito grande de ser piloto agora,vou completar 28 anos daqui 3 meses,mas todo esse investimento para o curso eu realmente farei se tiver grandes chances de entrar numa empresa de linha aerea ,voces teriam um programa especifico na escola para alunos com a minha idade para focar no mercado de linha aerea,alem do primeiro emprego? Obrigado comandante desde ja.( lembrando que eu nao tenho curso superior).

03/11/2010

Resposta

A EJ prepara os pilotos de acordo com o segmento desejado, no seu caso e como de muitos outros, iremos direcionar seu desenvolvimento para a linha aérea. Independente da sua idade , tudo dependerá do aquecimento do mercado de pilotos na época que voce estiver pronto e da oferta de profissionais no mercado, quanto ao nível superior, também dependerá da oferta, quem tem melhores qualificações saem na frente, lembrando que não é obrigatório o curso superior e sim desejável.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Caio Wermelinger, Nova Friburgo - RJ

Meu sonho desde de criança foi sempre ser piloto de avião. Hoje com 14 anos me interessei mais ainda pelo curso de aviação. Gostaria de saber se este curso e considerado como um curso superior e quantas horas de voo devo ter para pilotar um avião de grande porte. Desde de já agradeço a atenção.

03/11/2010

Resposta

Olá Caio,

As licenças de piloto comercial, não é reconhecido como nível superior, voce terá que fazer Cências Aeronáuticas para esta qualificação. Para concorrer a uma vaga na linha aérea e pilotar aeronaves de grande porte, voce precisa de pelo menos 500 horas de voos e também dependerá da oferta de pilotos no mercado na época  que voce estiver com esta experiência. Geralmente as empresas de primeiro nível, preferem contratar os mais experientes e melhores qualificados, como por exemplo nível superior, inglês, etc...   

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Emmanuel Rodrigues, Mirassol-SP

Bom dia Cmt's, fiquei muito interessado em saber a respeito do que a amiga Laura de Itu-SP escreveu sobre programa da Caixa Economica Federal de financiamento da horas de vôo PP/PC. Estarei indo atras de mais informações junto a propria Caixa Ec. Federal, mais caso os senhores tenham obtido alguma informação, se realmente existe o financiamento? etc e poder estar me passando desde de já sou muito grato! caso seja incoveniente passar por aqui, agradeço se poderem passar no meu email. muito obrigado fico no aguardo de um possivel retorno! Att. Emmanuel

03/11/2010

Resposta

Caro Emmanuel,  se conseguirmos alguma coisa boa de financiamento, nós informaremos.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Gabriel Nascimento, Juiz de Fora-MG

Caro Cmte Josué, Estou prestes a acabar o Ensino Médio no final deste ano, e a vontade de ser piloto vem crescendo juntamente comigo!!! Ao mesmo tempo vem a dúvida do que fazer: uma Faculdade para eu arranjar um bom emprego e custear todo os cursos para a profissionalização; ou então começar a trabalhar em qualquer outra coisa em prol do mesmo... Na primeira opção, além de ter um curso superior, teria uma chance de poder custear o curso mais rápido, pelo fato de ter um salário mais elevado; Já na segunda opção, eu teria de trabalhar mais tempo para completar o curso, e fazer a faculdade de Ciências aeronáuticas para ter um bom curriculum e ter mais oportunidades de emprego. Então queria que vc me desse uma opinião sua, pois acho que esta é a idade mais difícil na vida, onde uma escolha definirá tudo o que serei e o que irei fazer. E confesso que não me vejo fazendo outra coisa, a não ser voar...Desde meu primeiro voo panorâmico, tive a certeza de que queria ser um Aviador; Disse-lhe tudo isto, porque minha família não tem condições financeiras de me ajudar nos valores dos cursos, então eu mesmo terei de trabalhar e custear tudo. Grato pela atenção, Gabriel Nascimento.

03/11/2010

Resposta

Caro Gabriel,

Sugiro voce procurar um emprego na área da aviação e iniciar seus cursos de piloto, depois que concluir a formação e estiver exercendo a profissão, iniciar o curso superior para melhorar seus conhecimentos e currículo. Para ser piloto profissional em linha aérea, o curso de Ciências Aeronáuticas não é obrigatório, não se preocupe com isso agora.

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Alan, Sao Paulo

Ola comand. Gostaria de lhe pedir um favor, eu e minha mae estamos pesquisando sobre as escolas de aviacao, e ate agora estamos muito interessados na EJ , ja temos um capital preparado para o investimento do curso,mas gostariamos de saber exatamente de voce quanto precisariamos para a minha formacao completa desde o PP ate o PC/Ifr ,ja que eu quero entrar totalmente preparado para nao ter interrupcoes, se o senhor puder colocar tb o valor total do curso de instrutor eu agradeceria, se for incoveniente o senhor me responder por este canal, agradeceria se me encaminha-se um e-mail .

02/11/2010

Resposta

Caro Alan,

Os valores da sua formação profissional, dependerá de qual escolha fizer, visual, instrumentos mono ou multimotor. Irei encaminhar os orçamentos no seu email. 

Respondido por Josué de Andrade

Enviado por Carla, Sao Paulo

Ola Comand. estou procurando uma escola de aviacao no momento, pelo que eu estava pesquisando no site da EJ eu vi alguns comentarios que um aluno consegue se formar na EJ no PP,PC(tanto teorico/pratico) num periodo de apenas um ano,eu gostaria de lhe perguntar se realmente e possivel terminar o curso total em um ano? E em segundo, tambem gostaria de saber quanto tempo demora para fazer o curso total de instrutor de voo com a EJ tambem? Obrigado desde ja.....

02/11/2010

Resposta

Olá Carla,

A formação desde o PPA até PCA/IFR poderá ser feito em um ano, dependerá da sua dedicação e aprovação ANAC, o curso de instrutor são 15 dias de teoria e 15 dias de aulas práticas. Na EJ temos cursos intensivos a cada 45 dias.

Respondido por Josué de Andrade
Anteriores

Utilize este formulário para fazer perguntas sobre orientação profissional.



Clique e veja nossa Agenda



Tenho interesse e quero reservar/receber informações

Homologação ANAC
Número 051

DOU 03/05/18