Quero ser Piloto
Comandante obrigado pela resposta,gostaria de saber tambem se quando eu for comecar os cursos PC/IFR e Instrutor o senhor acha que em quanto tempo eu consigo termina-los sendo que eu nao estarei trabalhando para me dedicar 100 por cento aos cursos?
Com dedicação total e aprovação nos exames da ANAC na primeira prova, voce estará pronto para execer a profissão de instrutor de voo em um ano.
Respondido por Josué de AndradeComandante,eu estou fazendo o meu curso de PP aqui em Londres e meu plano e fazer meu PC/IFR na EJ,o senhor poderia me dizer como que eu posso validar minha licensa PP ai no Brasil,e se eu posso fazer esse processo de validacao na EJ,outra coisa ,eu tenho 27 anos e talvez terminarei todo o curso de piloto comercial e instrutor com 29 anos,eu nao tenho faculdade mas tenho um ingles muito bom,conseguirei o ICAO 4 com certeza,vc acha que eu terei boas chances de entrar numa empresa de linha aerea nessas condicoes? ( Talvez com umas 500 hrs de voo)
Prezado Paulo,
O processo de convalidação da licença é bem simples e a EJ pode cuidar para voce, basta voar duas horas para adaptação ao regulamento brasileiro, prestar uma prova de 20 questões na ANAC e solicitar o voo de cheque inicial PPA. Suas chances no mercado de trabalho serão cada vez melhor após as 500 horas de experiência, quanto ao conhecimento da língua inglesa, é muito bem aceito pelas empresas. O curso superior eu recomendo fazer após terminar sua formação aeronáutica de piloto.
Ola, tenho 25 anos, sou formado em curso superior, já estou fazendo o curso teorico de pp aqui na minha região, estou pensando em fazer o curso pratico do pp e o PC(Meu primeiro emprego V) na Ej, pelas conversas abaixo verifiquei que aos 30 anos tem que estar mais ou menos com 1500h, idade x experiência de voo. Esse número de horas é valido para quem é formado em grau superior ou poderá ser menor? Como você avalia minha situação em relação a minha idade? Lembrando que pretendo terminar o curso o mais rápido possível. Parabéns pela escola. Obrigado.
Algumas empresas aceitam menos experiência para pilotos com curso superior, quanto a sua idade, nada irá atrapalhar para seguir a carreira numa empresa comercial de linha aérea. Muito obrigado e estamos a disposição.
Respondido por Josué de AndradePrezado comandante,gostaria de saber,como funciona a escala de trabalho de um piloto de linha aérea ou até mesmo de outras categorias. Desde já obrigado pela atenção.
Caro Wagner,
Existe uma regulamentação trabalhista do aeronauta que determina a jornada de trabalho, divididas em tres tipos, sendo:
TRIPULAÇÃO SIMPLES, os tripulantes se apresentam 45 minutos antes da decolagem, ficando a disposição por 11 horas, contando desde a apresentação até 30 minutos depois da parada dos motores da aeronave na ultima etapa. Podem realizar 6 pousos e seis decolagens durante esta jornada e descansam 12 horas antes de assumir a próxima jornada.
TRIPULAÇÃO COMPOSTA, normalmente utilizada em voos internacionais de medio alcance, é composta por dois comandantes e um copiloto e podem ficar a disposição na jornada até 16 horas, durante o voo, os tripulantes se revezam na cabine enquanto um descansa.
TRIPULAÇÃO DE REVEZAMENTO, normalmente utilizada em voos internacionais de longo percurso, é composta por dois comandantes e dois copilotos e podem ficar a disposição na jornada até 20 horas, durante o voo, os tripulantes se revezam na cabine, mantendo sempre pelo menos um comandante na cabine de comando.
Os tripulantes tem direito a duas folgas semanais, podendo ser em dias separados e pelo menos uma folga social(um final de semana por mês). Maiores detalhes, voce encontra no site do Sindicato dos Aeronautas.
Minha idade é de 38 anos e tenho intenção de entrar na aviação comercial. Pela minha idade, seria muito dificil entrar no mercado?? Não tenho esperiencia alguma de voo.
Caro Donizetti, voce estará pronto aos 40 anos de idade com experiência mínima, suas chances no mercado de trabalho são maiores na aviação de pequeno porte em aeronaves particulares, executivas ou taxi aéreo. A aviação de linha aérea, preferem pilotos mais novos e com mais experiência, mas não é impossível conseguir entrar neste mercado.
Respondido por Josué de AndradeOlá Cmte. tudo bem? Em relação à nova base em CAMPO VERDE, como serão feitas as seleções do pessoal para lá trabalharem? Como poderia me candidatar para alguma vaga lá oferecida? Lembrando que não sou piloto, mas gostaria de poder trabalhar para vocês lá em CAMPO VERDE e assim poder começar meus cursos. Atenciosamente, Giuliano
Caro Giulio, peço para enviar seu currículo no meu email: josue@ej.com.br. Obrigado.
Respondido por Josué de AndradeOlá comandante, eu tenho 15 anos, e desde pequenino sonho com aviões. Logo a pouco, estou pensando em me tornar piloto. E eu tenho três perguntas. Quais são os cursos que devo fazer para poder entrar em grandes empresas, como GOL? E em quanto tempo eu consigo recuperar o investimento e conseguir emprego?
Oi Guilherme, voce é muito jovem e inteligente, parabéns pela pergunta. Voce deverá iniciar o curso de piloto privado a partir de 17 anos, concluir com 18 e iniciar o curso de piloto comercial, voos por instrumentos e curso de aeronaves multimotoras. Voce terá um investimento de aproximadamente R$70.000,00 e a recuperação deste investimento, é o prazer de pilotar belas aeronaves de dia, a noite e dentro das nuvens por instrumentos...o restante voce recupera com a dedicação e prazer de voar em curto espaço de tempo.
Respondido por Josué de AndradeGostaria de saber se o Flight Simulator 2004, dá alguma base para um futuro piloto..
O FS 2004 é ótimo para familiarização com as rotas, termos aeronáuticos, nomes dos auxílios de navegação, etc...para quem gosta de aviação, ajuda muito na formação acadêmica, lembrando que não desenvolve habilidade técnica(prática de voo), somente conhecimentos.
Respondido por Josué de AndradeHá algum risco de um piloto recém formado , ficar sem emprego? e como ocorre a questão de procura de emprego, e enviando curriculo?
Qualquer profissão após formado, é difícil conseguir emprego sem experiência, tudo vai depender de seu empenho na busca de oportunidades.
Respondido por Josué de AndradeOlá´tenho uma dúvida: eu gostaria de me formar para piloto agricola, tem como fazer os cursos privado, comercial e agricola juntos, ou seja, quando for terminando um começando outro se tem em media quanto fica para fazê - los
Voce deverá iniciar um curso por vez na sequencia:
-PPA teórico intensivo- 45 dias;
- PPA prático intensivo- 40 dias;
-PCA teórico intensivo- 45 dias;
-PCA prático intensivo- 90 dias;
Após receber a licença de Piloto Comercial, deverá adquirir experiência de voo de no mínimo 370 horas totais, desde o PPA.
-Curso de PAGR teórico e pratico- 35 dias.
A partir daí, estará pronto para o mercado de trabalho. Estou a disposição para mais informações e orientação profissional aqui na escola.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Copyright 2015 - EJ Escola de Aeronáutica Civil
Todos Direitos reservados
Website desenvolvido por Tmax
Telefone : +55 (16) 3600-7310