Quero ser Piloto
Comandante,se caso esta nova lei da Anac em relacao as horas exigidas de voo em comando para formacao de instrutor for aprovada(200 hrs)o senhor sabe dizer se as horas de voo em comando que sao feitas nos cursos praticos de PP e PC/IFr poderao ser contabilizadas para a formacao do instrutor e se sim,na EJ quantas horas mais ou menos sao feitas em comando nos cursos praticos de PP,PC/IFr e INVA e como o senhor acha que poderao ser feitas o restante dessas horas ate completar 200hrs, sabemos que nada esta aprovado ainda pela Anac ,mas e bom comecarmos a pensar desde ja para mudancas.Obrigado Comandante.
O novo RBAC61, diz 200 horas em comando, entendemos que somam desde o PPA, portanto, ainda é muito cedo para se preocupar com isso, mesmo sendo aprovado, calculamos mais de um ano para entrar em vigor. Se manter esta quantidade de horas, o piloto terá que voar 130 horas para completar as 200.
Respondido por Josué de AndradeTenho 56 anos. Tem idade máxima para fazer o curso e habilitar-se como piloto privado?
Prezado José, não existe idade limite para se tornar piloto privado.
Respondido por Josué de AndradeBoa tarde Comandante Josue Estou interessado em fazer o curso de piloto privado. Comprei recentemente alguns cd´s da eflying que é um sistema de aprendizado informatizado. Gostaria de saber se posso estudar por esse sistema por conta e fazer a prova, já que investi esse dinheiro e depois fazer a parte prática na escola? Obrigado
Olá Rodrigo,
A ANAC não exige curso teórico em escola homologada para o curso de piloto privado, voce pode estudar pelos cd`s e prestar o exame na ANAC. A EJ tem este curso intensivo nas Unidades de Itápolis e Jundiaí e, a parte prática voce poderá realizar na EJ sem problemas.
Caro cmte, na EJ os cursos de PP, são sómetes teóricos, ou completo, desde o inicio até o fim??
A EJ forma pilotos teóricos e práticos, desde o piloto privado até piloto comercial/IFR. Somente o curso de PLA é teórico, devido a formação prática ser de 1500 horas de experiência de voo.
Respondido por Josué de AndradeQueria me tornar piloto tenho 29 anos e tarde para iniciar ????
Caro Leonardo, pode se profissionalizar tranquilamente, sua idade não impede prosseguir na carreira.
Respondido por Josué de AndradeCmte fiz o curso preparatorio na EJ em itapolis estou aguardando o resultado parabens pela professora Ana paula muito bom o curso. Gostaria de saber se a escola estuda a posibilidade de aulas de ingles on line SKIPE pois voando em companhia aerea so mesmo nas ferias para poder fazer novamente o curso Obrigado CMTE ALOISIO.
Caro Aloísio, muito obrigado pelas considerações e transmitirei à Ana Paula. Estamos tentando parcerias com universidades estrangeiras que oferecem cursos para pilotos, pretendemos oferecer mais este serviço em breve. Quanto ao Skype, nós já tentamos e tivemos problemas com sinal da internet, estamos aguardando melhorias da banda larga.
Respondido por Josué de AndradeComandante queria saber quanto e ganha um co-piloto nacional/internacional e um comandante nacional/internacional! obrigado!
Um copiloto nacional e internacional de empresas de primeiro nível no Brasil, recebe aproximadamente R$7.000,00 e R$9.000,00 respectivamente.
Respondido por Josué de AndradeAndei lendo sobre a carreira de piloto e vi que um dos pré-requisitos é o exame de saúde classe 1 ou classe 2. Voc~e pode mim informar o que é esses exames?
O exame de segunda classe é exigido para piloto privado e o de primeira classe é exigido para piloto comercial e piloto de linha aérea. Os exames são semelhantes como, clinica geral, e exames tradicionais de rotina. Voce pode acessar o site do HASP(Hospital da Aeronáutica de São Paulo) e terá todas informações sobre os procedimentos.
Respondido por Josué de Andradepoderei realizar o meu cheque de PLA(piloto linha aerea) na EJ?
Voce pode realizar seu cheque inicial de PLA na EJ no Sêneca com examinador da própria escola.
Respondido por Josué de AndradeComandante,vc acha que esta nova lei que a anac quer aprovar para que seja exigido 200 horas de comando para o INVA tem grandes chances de ser aprovada,ou eles podem desconsiderar esta lei totalmente inaceitavel nos dias de hoje com a falta de pilotos que ha no mercado,isso deixara muito mais dificil,caro e demorado para a formacao de um piloto,ou vc acha que tem alguma coisa a ver com a lei para contratacao de pilotos estrangeiros,por que isso facilitaria a entrada deles no Brasil ? Obrigado Comandante,se vc puder se expressar e ajudar novos alunos que estao atras deste sonho!!!!!!
Prezado Paulo,
O RBAC 61(nova regulamentação) está a disposição para qualquer cidadão brasileiro fazer as observações e sugestões em consulta publica no site da ANAC, existem várias coisas novas que não estamos acostumados e isso deixa todos apreensivos, inclusive as 200 horas em comando para INVA. A EJ está analisando o novo regulamento e irá propor mudanças no que achamos necessário, depois é aguardar a mesa diretora decidir. Estas mudanças não tem a ver com a proposta de pilotos estrangeiros.
Temos que ter um pouco de paciência com a ANAC, tem muita coisa boa no meio disso tudo que vem para valorizar a profissão do aeronauta, em destaque a remuneração dos instrutores de voo, que são multiplicadores e recebem salários simbólicos. Só para concluir, a EJ não concorda com as 200 horas, mas as 23 exigidas atualmente, é muito pouco e tem que ser atualizado.
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Uma escola voltada para o mercado
Mais de 10 mil pilotos formados voando profissionalmente
Porque formamos os melhores aviadores do Brasil
Mecânico de Manutenção Aeronáutica
Performance Based Navigation (PBN)
Reduced Vertical Separation Minimum (RVSM)
Grupo EJ
EJ Escola Superior de Aviação Civil
Homologação ANAC
Número 051
DOU 03/05/18
Homologação ANAC
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DOU 03/05/18
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